Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 8
 /  M A R Ç O  /  2 0 1 0

BONO VOX, JUAN RULFO E O MUNDO SEM PAI
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Seguem trechos da canção  “Wake Up Deade Man”/U2:

“Jesus, Jesus help me
I'm alone in this world
And a fucked-up world it is too


Your Father, He made the world in seven
He's in charge of heaven.
Will you put a word in for me?”

            Juan Rulfo nasceu em San Gabriel, México, o pai foi assassinado e a mãe morreu do coração, pelo que aos seis anos lhe enviaram a um orfanato em Guadalajara, cresceu e, nesse contexto de abandono, escreveu dois livros em toda a vida, um em 1953 e o segundo, Pedro Páramo, em 1955.

            O último entrou para o rol dos cem melhores livros da literatura mundial, ao lado de “Ilíadas”, de Homero, por exemplo, a despeito de ser um livro curto, cujo tópico é o drama do filho de Pedro Páramo, um garoto sem pai a buscar um pai que não era pai, um estereótipo de um México sem pai, como na canção de Bono Vox.

            Bono pergunta a JESUS sobre seu PAI celestial, sente-se só tanto quanto este maldito mundo e Rulfo, o genial escritor que impactou a literatura a plasmar em poucas folhas o drama de não se ter um pai, da ausência, das coisas e pessoas que deveriam estar e não estão.

            Bono e Rulfo, cada um ao seu modo, queriam a intervenção de DEUS e ela é JESUS, assassinado por uma sentença guardada em Madri, lavrada por Pôncio Pilatos, que sequer acreditava no escrevera, pois queria evitar que os judeus acendessem o barril de pólvora político que era a Judéia de então.

            Enquanto carregava a cruz JESUS advertiu às mulheres que chorassem não por ELE, mas por elas mesmas e seus filhos, porque se faziam aquilo com ELE, o lenho verde, o filho de DEUS, o que não fariam com o lenho seco, os homens desprovidos de status da divindade?

            Porque desde o Éden o homem dera a chave da autoridade recebida de DEUS ao diabo, que manipula o desejo humano - todos pecaram a partir da queda e foram destituídos da glória de DEUS, não há um justo sequer, ninguém que busque a DEUS (Salmo 14, versículo 3).

            Mas há uma promessa – Salmo 68, versículos 5 e 6:

            “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.”

            E mais – Oséias, capítulo 14, versículo 3:

            “Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia." 

            O livro do profeta Daniel conta a história de quatro crianças órfãs: Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego, garotos israelitas da tribo de Judá que viram os pais mortos pelo exército babilônico, foram levados à Babilônia, perderam a língua, o pais, a cultura e até os nomes, pois se lhes deram nomes de deuses babilônios.

            Entretanto eram garotos que aprenderam a orar ao DEUS de Abraão, Isaque e Jacó, o DEUS que responde com fogo e que livra do fogo e, mais, se dispuseram a morrer por ELE, porque criam no versículo que impactou a vida de Marthinho Lutero centenas de anos depois - versículo 4, capítulo 2 de Habacuque:

            “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” 

            Assim como a Daniel e seus amigos, a despeito da solidão e crueldade, o órfão viverá pela fé num mundo que rejeita o PAI DAS LUZES, rechaça seu filho JESUS como senhor, e espalha o pútrido olor do pecado.

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI