Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 0
 /  O U T U B R O  /  2 0 1 0

FORMIGAS CONTRA A PAREDE
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil
 

Uma senhora engendrou estratégia para livrar o pote de mel das formigas: outro pote maior, um pouco de água e a esperança de que o pote de mel dentro do maior com água, afastaria a famosa voracidade dessa classe de inseto, como réplica em miniatura de um castelo medieval.

Para sua surpresa, não sabe como, “alguém” ou “algo” empurrou o pote maior com água contra a parede e, ao fim e ao cabo, as “voluptuosas” acessaram o resultado do esforço das abelhas, a preciosa glicose.

As impressionantes pirâmides do Egito, as estátuas da ilha de Páscoa – os “Moais” são monumentos que desafiam a compreensão e, parafraseando, o poeta Luis Cernuda, as pedras ali não são matéria, mas o tempo depositado sobre elas, atestando que o homem quando quer alcança, desvenda e entende.

A despeito dos acachapantes milagres de JESUS, a liderança judaica queira o “sinal” incontrastável de que ele seria o MESSIAS. Mas para matá-lo acochambraram, forjaram um julgamento rocambolesco, uma bazófia, e premiram de tal maneira o cônsul a assinar uma sentença desastrosa, vergonhosa, a fim de evitar outro levante, rebelião no caldeirão que era a Judéia dentro do Império Romano.

Mas antes de morrer JESUS numa oportunidade lhes redargüiu cáustico porque mereciam – Mateus, capítulo 12, versículos 38 a 42:

“38. Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.

39  Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;

40  Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

41  Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.

42  A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.” 

Os judeus resolutamente resolveram de plano e, em após, matá-lo, assim, os ninivitas e a rainha de Sabá condenarão aquela geração, porque como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, o filho de DEUS estaria três dias e três noites no ventre da terra.

JESUS é o senhor, essa é a realidade a qual todo ser humano se depara. O ponto é que alguns que submetem ao senhorio, outros resistem, às vezes dissimulando com o “era um sábio”, “um grande homem”, seguindo outros bons adjetivos, salvo o que defenestra o homem do comando da própria existência.

Paulo, o apóstolo, testemunhou que não era mais ele quem vivia, mas CRISTO vivia nele e, mais, que os guiados pelo ESPÍRITO DE DEUS – Romanos, capítulo 8, versículo 14 – , esses sim são filhos de DEUS, nascidos não só da vontade da carne e do sangue, mas de DEUS pelo poder do novo nascimento.

Quando o homem tenta afastar a realidade de que JESUS é o senhor, a despeito da capacidade de alcançar que o próprio DEUS lhe proveu, aí sua postura é a de uma formiga contra a parede conforme dicção do apóstolo Paulo – Romanos, capítulo 1, versículos 18 a 32:

“18. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

19  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si.

25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm.

29  Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade.

30  Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães.

31  Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.

32  Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI