Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
1 6  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 0
 

ERICSSON PLANEJA COMPRAR REDES DE TELES
Por Diana ben-Aaron (*)

A Ericsson, maior provedora de redes de comunicações sem fio do mundo, disse ontem que poderá adquirir ativos de rede em parceria com investidores financeiros. Algumas operadoras de telefonia "gostariam de se desfazer de partes de suas redes para terceiros - que poderão ser a Ericsson, mais uma companhia financeira", disse Valter D'Avino, vice-presidente de serviços administrados, em uma conferência realizada ontem em Barcelona pelo Morgan Stanley.

A Ericsson, sediada em Estocolmo, é a maior fornecedora de serviços gerenciados para operadoras de telefonia. A empresa assinou mais de 300 contratos desde 2002, que incluem extensões e ampliações, tornando-a responsável por 750 milhões de assinantes no mundo, afirmou a porta-voz Josephine Edwall. A Ericsson firmou 38 contratos nos primeiros nove meses do ano, que incluem renovações e expansões. A companhia geralmente não é dona dos equipamentos das redes que gerencia.

"Tendo um parceiro, eventualmente poderemos assumir o controle de parte de uma rede e transformar" os gastos de capital em despesas operacionais, disse D'Avino. "A Ericsson não está interessada em um arrendamento renovado exclusivo. O interessante para nós é um compartilhamento real, usando a capacidade de transmissão para atender também a outros clientes."

O modelo da Ericsson é a prática "one-to-many" no gerenciamento de redes, quando ela contrata funcionários de um cliente e os treina para trabalhar também em outras redes, explica D'Avino. A companhia já gerenciou consolidações em casos em que empresas fundem suas redes ao mesmo tempo em que retém o controle das mesmas.

Os clientes de gerenciamento de redes da Ericsson incluem a Sprint Nextel, a unidade alemã da Vodafone e a China Mobile, além de algumas operações de telefonia móvel da Hutchison Whampoa. Os acordos de serviços de gerenciamento geralmente são feitos por cinco a sete anos, com a lucratividade aumentando no decorrer do contrato. A companhia também oferece gerenciamento para empresas de serviços públicos e redes de televisão.

A África é uma área promissora para esse tipo de serviço, afirma D'Avino. "Estamos discutindo isso especialmente com operadoras que atuam em múltiplos países", diz ele, mencionando a Etisalat , da Emirates Telecom, a Zain e a Bharti Airtel.

A Ericsson disse em 8 de novembro que assinou seu primeiro contrato de serviços de gerenciamento com a TDC, a maior companhia telefônica da Dinamarca. As redes de quarta geração proporcionam velocidades maiores na transferência de dados para computadores móveis e outros aparelhos, ao mesmo tempo em que fornecem redes de comunicações de velocidades menores para conversações telefônicas e dados na mesma estação radiobase.

A companhia assinou oito contratos para redes comerciais de tecnologia LTE (de 4G), que incluem acordos com a Verizon Wireless e a AT&T nos EUA.

(*) Diana ben-Aaran é jornalista da Bloomberg em Helsinque (Finlândia).

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI