Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
0 1  /  O U T U B R O  /  2 0 1 0
 

OPORTUNIDADES: FUTURO, INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS
Por Sérgio Dal Sasso (*)

Pensemos juntos sobre o quanto é complicado produzir idéias, conseguir traduzi-las no papel, elaborar planos e transformá-los em algo que seja palpável e possível de ser executado. Pensar é um princípio que ativa a vida, de um lado com recordações, do outro como os fatos do dia a dia. Na administração, poder pensar no que passou é estar documentado de históricos, que reunidos organizadamente permitam uma constante análise do que fizemos bem, do que erramos, e assim, diante do também conhecimento do que está nos sendo exigido pelo mercado, ter condições para ampliar a visão, pelas melhores técnicas e pessoas rumo à obtenção das melhores idéias e planos que conquistem mais resultados.

O mudar nos exige uma constante caça a oportunidades, tanto pela procura de novos espaços para fazer as coisas de forma mais competitiva, como pelo acreditar com antecedência no potencial mercadológico da região escolhida. A revista Veja, em recente edição (2180), publica uma extensa e fantástica matéria “Especial cidades médias – Aonde o futuro já chegou”, relatando dezenas de cidades de porte médio, distribuídas pelos quatro cantos desse País, que em comum apresentam reais condições (Pessoas, consumo em evolução e estrutura) justificando um crescimento acima da média nacional e em alguns casos com índices superiores aos dos tigres Asiáticos.

Adorei a forma como foi conduzida a reportagem e recomendo como lição de casa essa leitura, que incluem detalhes básicos para sustentação das nossas buscas, reunindo potencialmente a natureza que vem justificando o progresso, junto com as experiências e atitudes de empreendedores que por lá se instalaram.

Com a matéria, lembrei também de velhos conceitos, onde hoje vivendo um mundo tão conectado as operações virtuais, às vezes achamos que tudo pode ser feito pelo digitar, enviar e receber. Lembrei-me dos princípios para o bom marketing, a base dos 4P´s (Praça, Produto, Preço e Promoção), que ainda hoje é base elementar para a sustentação dos negócios. Dos 4P´s, atentei minha atenção ao item praça, traduzindo nas vantagens da localização, do como ter seu espaço adequado em relação aos clientes, dos valores que temos e podemos investir, dos fornecedores mais informais, mais próximos. Veio a cabeça a lembrança de um Samuel Klein, que costumeiramente se dirige ao seu helicóptero, para poder ver de cima a região a ser escolhida para a instalação das futuras lojas “Casas Bahia”.

Por último, veio a minha mente que tudo tem o momento certo para mudanças, mas que essas dependem da nossa maturidade que deve sempre ser evoluída de experiências, que formem créditos e organização, nos preparando para que tenhamos segurança e determinação pelo acreditar e assim poder ir de encontro com situações melhores. Mudar faz parte e nisso até um simples corte de cabelo pode traduzir em um sentimento novo.

E fechando todo esse meu pensamento, agora olhe para você, não fique sempre achando que as coisinhas estão definidas, pois nunca estarão e a sua evolução não depende somente do que os outros esperam de você, mas de um conjunto de valores que reúnam a sua melhor condição pelo fazer.

Bem vindo ao mundo empreendedor. Busque estar aonde o futuro já chegou!

* Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, escritor e palestrante. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional. Portal: www.sergiodalsasso.com.br.


PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI