Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
0 1  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 1

FERNANDO TOSCANO

O HOMEM, O PLANETA E A VIDA: Publico nessa quinzena excelente texto de Ivan Postigo - devidamente autorizado - onde ele trata do descaso do ser humano com o seu próprio planeta. Ivan Postigo é diretor da "Postigo Consultoria, Comunicação e Gestão" - www.postigoconsultoria.com.br. Eis o texto: 

"Nosso planeta é o brinquedo da criança grande. Com os recursos naturais, ela cria utilidades e diversões.

Repetindo seu comportamento desleixado, quando deixava o quarto uma bagunça, agora deixa o que a cerca! 

Quebrava seus brinquedos e papai e mamãe consertavam. Hoje, seu maior brinquedo, a terra, não tem quem cuide, a não ser ela mesma.

Criança abandona o brinquedo velho e pega o novo, descartando aquele que não quer mais. Ora, e a terra?

Fontes de água estão secando, reservas vêm sendo contaminadas, animais estão em extinção, abelhas desaparecem sem explicação.  A falta de pressa e o desinteresse geral fazem  com que negligenciemos e desconheçamos uma imensa ilha de plástico, no meio do pacífico, a 1600 quilômetros da Califórnia.

Essa ilha, formada por lixo, principalmente do Japão e EUA, desde 1950, tem o dobro do tamanho da Grã-Bretanha ou a soma das áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

As vítimas visíveis são as aves e os peixes, e as pouco visíveis todos nós!

Não só nos alimentamos de peixes contaminados por resíduos químicos, absorvidos pelo lixo plástico que age como esponja, como a absorção de CO2 e a fotossíntese estão prejudicados, pois os corais estão morrendo pela plastificação dos oceanos.

Não vamos entrar nesses detalhes, o assunto é extenso, mas vale a pena, quando tiver oportunidade, entrar na internet e entender um pouco porque isso ocorre e começar a colocar o lixo no lixo.

Se duas potências estão emporcalhando os oceanos e cientistas sabem disso, porque ninguém faz nada?

Ora, quando vemos enchentes nas nossas cidades, logo após o desastre os rios e córregos não ficam cheios de móveis que foram danificados pelas águas?

Não muda muito, não é?

São as crianças grandes descartando seus brinquedos quebrados, infelizmente estes não têm papai e mamãe para recolhê-los!

Como o homem com esse comportamento tão negligente consegue criar artefatos fantásticos?

Por que age na crise.

Faltam alimentos, cria a conserva, precisa pescar, inventa o anzol e rede, tem que se locomover, desenvolve os veículos, sente necessidade de se desafiar e ir em busca do desconhecido, vai ao espaço.

O homem é capaz de sujar marte e não limpar a terra, afinal a crise é chegar lá e não permanecer sadio aqui!

Seria este o modelo de gestão dos próprios negócios?

Sem a menor dúvida!

Os melhores controles estão nas empresas que passaram por crises.

Estas não precisam ser esperadas, podem ser provocadas.

Como se provoca uma crise?

Simples, seguindo o modelo de prevenção de avalanches.

Ao observar pontos críticos, os especialistas lançam bombas  provocando pequenos deslizamentos, prevenindo um desastre maior.

Essa técnica é fantástica para as empresas.

Ao provocar a crise, o homem coloca a inteligência a serviço da solução.

Sabendo que o processo é tão simples, porque a técnica não é amplamente aplicada?

Ora, se o homem age por crise e esta gera desconforto, por que criaria uma?

Sempre que a dúvida com relação ao futuro gerar crise, ele agirá.

Quando tiver que desenvolver um plano de contingência, além da prevenção que já observou, a melhor pergunta a fazer é: onde posso gerar crise?

Ficará fascinado com o que descobrirá!

Tá, mas e o planeta?

Impermeável!"

Rapidinhas...

- A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota acusando a presidente Dilma Rousseff de cometer “crime de responsabilidade” ao fechar o ano sem conceder reajuste salarial aos magistrados, e dizendo que o Poder Executivo estaria agindo como se fosse “um super-poder ditatorial que pudesse tolher a independência de outro”. Segundo a Ajufe, ao deixar de conceder o reajuste de 22% defendido pelos juízes a presidente estaria descumprindo o artigo da Constituição Federal que determina o aumento anual do teto do funcionalismo público segundo a inflação.

- Votações prioritárias para o governo no primeiro semestre de 2012: projeto do Fundo de Previdência do Servidor Público Federal (Funpresp), a Lei Geral da Copa e a resolução que trata sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

- O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje haver sinais de que grupos brasileiros vão participar da privatização da TAP, a companhia aérea portuguesa, que hoje é a que mais tem ligações do Brasil com a Europa. Segundo Patriota, os interessados podem ser também outros grupos que a TAM a Gol, mas insistiu que não tinha informações conclusivas. Ele fez o comentário depois de receber o ministro da Economia e Emprego de Portugal, Alvaro Santos Pereira, que reiterou o pedido para os brasileiros participarem da concorrência. Segundo a imprensa portuguesa, a Andrade Gutierrez se interessa em participar da compra tanto da TAP como da EDP.

A Bayerische Motoren Werke, ou simplesmente BMW, maior montadora de carros de luxo do mundo, vai construir uma fábrica no Brasil para ajudar a sustentar o crescimento mundial das vendas, que devem bater recorde neste ano.

- A companhia alemã está prestes a decidir qual será o local do país onde instalará a nova fábrica, que deve elevar a produção mundial da montadora dos atuais 1,6 milhão de carros para 2 milhões até 2020, declarou o presidente da BMW, Norbert Reithofer, em entrevista coletiva na sede da empresa, em Munique.
 

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR.

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI