Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
0 1  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 1

FERNANDO TOSCANO

PREVIDÊNCIA PRIVADA - AERUS: A vergonha alheia - Recebi esse texto, com pedido de publicação, do aposentado da VARIG Sr. José Carlos Bolognese. Nessa quinzena abdicarei de outras informações para que possamos refletir sobre essa questão da previdência privada no país. Cada vez mais me decepciono com esse poder sujo, esse "Sistema", que envolve interesses pessoais dos altos escalões do poder judiciário, legislativo e executivo (é, em minúsculo mesmo!); cada vez mais me solidarizo com o meu irmão que mudou-se para o Canadá há 11 anos e hoje vive melhor e mais feliz; cada vez mais entendo que o poder e o dinheiro corrompem, mas também tenho a certeza do futuro negro que espera esses senhores que compartilham dessa tragédia contra a dignidade da vida humana:

"Neste dia 12 de outubro atingimos a incrível, inaceitável e injustificável marca de 5 anos e meio de um covarde e arbitrário calote em nossa aposentadoria. Mas, falar em perda de poupança e pensão é muito pouco, pois esses termos, por mais que se esforcem, não podem definir o que é passar a vida trabalhando, atento ao passar dos anos, poupando para um futuro um pouco menos incerto e descobri-lo comprometido pela irresponsabilidade de terceiros.

Aposentar-se de um emprego de muitos anos não significa retirar-se da vida. Ao contrário, poderiam ser os melhores da vida de um trabalhador se o trato fosse feito com gente séria. Contudo, da maneira como são tratados os aposentados nesse país, parece ser o sonho dourado de todos os governantes brasileiros, senão mesmo uma política de estado, ver o trabalhador ser extinto junto com seu emprego.

Não é incomum uma pessoa em situação como a nossa, remexer o passado e se perguntar com algum embaraço, se fez algo de errado. Com vergonha até, perguntar-se, se contribuiu para o seu sofrimento e o dos familiares. Mas não é preciso ir muito longe para descobrir que se há uma vergonha aí, ela não lhe pertence. É uma vergonha alheia, criada por mentes que não abrigam esse sentimento.

Desde o começo – antes e depois do fim da Varig – os fatos que contam são:

1) Um fundo de pensão privado foi criado para complementar as aposentadorias dos trabalhadores na aviação.

2) A estrutura jurídica do Aerus foi baseada em leis vigentes no país – e não comprada em uma banca de camelô.

3) Os funcionários das empresas pagaram religiosamente a sua parte no contrato.

Nada disto foi defendido, fiscalizado ou protegido pelo Estado como era sua obrigação. Daí, a trágica situação em que se encontram os aposentados do Aerus até este mês de outubro de 2011. Sem esquecer os demitidos e os familiares dos mais de 580 que faleceram sem ver solução alguma.

Quando reclamamos nossa aposentadoria de volta, não damos a ninguém o direito de duvidar que seja legítima. Nós realmente pagamos parte de nossos salários segundo um modelo instituído dentro de perfeitos marcos legais.

Assim como uma mentira não vira verdade só por ser muito repetida, uma verdade não vira um delírio só porque sua repetição incomoda.

Eu também concordo com o ministro do STF quando ele fala de uma emenda que pode tornar a justiça não apenas mais ágil, mas… muito mais ágil. Concordar é uma coisa. Acreditar porém, é bem outra. Em que mundo vive essa gente que sempre, ao ser questionada, declara-se comprometida com os mais profundos interesses sociais, mas não consegue ou não se esforça para ir do discurso à prática?

Das autoridades aceitaria com prazer se, ao declararem suas boas intenções, estivessem sinceramente compreendendo que nós, ao falarmos do calote em nossa aposentadoria, estamos falando em termos muito reais, que nos faltam recursos para pagar um plano de saúde.

Em vez de declarações genéricas sobre princípios republicanos, geralmente desprezados no mundo real, preferia que um ministro, uma autoridade dessas, perguntasse como é que a gente faz pra viver. De que forma vivemos o problema de não poder ir ao dentista quando um dente dói. Quando e como compramos um par de óculos novos porque o nosso quebrou ou ficou defasado. Se temos acesso ao lazer e, se ele, como às demais pessoas, faz falta.

De minha parte quero deixar bem claro que não serei grato a nenhuma autoridade, pois ao virem com uma solução para o Aerus, depois de tantos anos sabendo o que essa demora acarretou, não vão pensar por certo naqueles aos quais ela não alcançou. Serei grato apenas a Deus e aos colegas que realmente se empenharam desde o começo para reparar um injustiça histórica. Às autoridades concederei apenas os cumprimentos por terem afinal enxergado a luz da razão.

A caminho do sexto Natal sem o nosso dinheiro, esperamos que essa luz ilumine essas autoridades dissipando as trevas da hipocrisia. E se mais este Natal for como os últimos cinco, quando passamos vergonha por não podermos estar como pessoas normais, vamos lembrar que é a vergonha dos outros que faltou se mostrar. A vergonha alheia."

Rapidinhas...

- A decisão da presidente Dilma em suspender o repasse a entidades sem fins lucrativos só pode ser uma piada de muito mal gosto (Decreto nº 7.592/2011). Será que essa senhora, que diz que estudou Economia, tem noção dos estragos que isso pode trazer? Serão milhares de afetados e essa atitude burra não passa de um ato irresponsável, impensado e imprudente. Além dessa aberração a decisão não agradou ninguém: a população considera a medida paliativa; deputados gritaram dizendo que isso prejudica ONGs e projetos sérios, que são a maioria; além disso em 30 (trinta) dias o governo federal não conseguirá avaliar nada. Fico pasmo com tamanha ignorância!!!

- A Yahoo Inc. anunciou que planeja adquirir a Interclick inc, empresa de tecnologia que faz publicidade na internet, em um negócio avaliado em cerca de US$ 270 milhões. A Interclick desenha ferramentas para ajudar profissionais de marketing a atingir seus consumidores virtuais. Sob o acordo proposto, a Yahoo oferecerá US$ 9 por ação para os acionistas da Interclick, um ágio de 22% em relação ao fechamento da bolsa de segunda. A oferta deve ser fechada no início do ano que vem. A aquisição deve servir para ajudar a resolver um problema crônico para a Yahoo: vendedores de anúncios na internet compram espaços de publicidade remanescentes ou a preços abaixo do mercado nos sites da Yahoo e os vendem para anunciantes a preços muito mais altos. Por causa disso, especialistas dizem que a Yahoo vem perdendo dezenas de milhões de dólares ou mais em receita por ano.

- A ponte aérea Brasília-Estados Unidos ficará ainda mais estreita. Duas companhias anunciaram voos diários partindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek a partir do mês que vem. Em 14 de dezembro, a Delta Airlines passará a voar todos os dias da semana para Atlanta. A American Airlines começará a oferecer opções para Miami diariamente, a partir de 15 dezembro. Com isso, o número de embarques semanais da capital federal rumo ao exterior chega a 39. Este ano, uma média de 13,1 mil pessoas viajaram por mês em trechos internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as novas operações e as vendas já começaram. Os aviões da Delta deixarão o terminal de Brasília às 23h38, chegando a Atlanta às 5h33 do dia seguinte. A companhia iniciou as atividades na capital federal em dezembro de 2009, com três trechos semanais. Em julho deste ano, inaugurou a sexta frequência e agora concretiza o voo diário. A American Airlines começou com quatro trechos por semana, em novembro do ano passado. O voo diário sairá às 11h02, segundo a Anac, com chegada a Miami às 18h40. Brasília está nos planos de expansão das principais empresas de aviação do mundo. Para fugir de prejuízos nos Estados Unidos e na Europa, as companhias resolveram apostar no surgimento da nova classe média brasileira. A capital federal se destaca pela posição geográfica central. Rotas internacionais atraem brasilienses — donos da maior renda per capita do país —, mas também moradores de toda a região Centro-Oeste e de Minas Gerais, por exemplo.

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR.

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI