Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 2

 

A nuvem
Por Denise Amaral (*)

Uma amiga me dizia que seria muito bom se cada experiência que uma pessoa adquirisse fosse armazenada em uma nuvem e de tempos em tempos, toda esta experiência acumulada fosse magicamente transferida para cada indivíduo ao redor do mundo, fosse qual fosse a sua idade.

Pensando bem, de certa forma isso já existe – falta apenas a “transferência mágica”. Hoje, ainda é necessário que cada um de nós, se assim o quiser, estenda a mão e busque esse aprendizado por conta própria. Nossa mente e nosso coração estão prontos a absorver muitas informações, mas antes temos que voluntariamente abrir o caminho para esse crescimento.

A tecnologia trouxe o mundo – ou melhor, o universo! – até muito perto de nós. Notícias, descobertas, ideias, imagens, milagres que acontecem todos os dias, e pessoas que compartilham não apenas as experiências que viveram, mas os detalhes de como isto as afetou, fisicamente, emocionalmente, economicamente...

Temos livros, mas também temos filmes, depoimentos, músicas, desabafos declarações impressionantes. São histórias de sucesso, de luta, de descoberta, de perda, de erros, de pequenos deslizes ou grades escorregões, de vitórias simples ou realizações monumentais – e o que é mais importante: as marcas, boas ou más, que tudo isso deixou em cada pessoa envolvida.

Grandes amores, grandes decepções, decisões que se mostraram completamente erradas apesar de baseadas em premissas aparentemente boas. Escolhas que representavam bandeiras de liberdade e independência, e acabaram como trapos a encobrir um grande arrependimento. Poderíamos escrever milhares de exemplos.

O ser humano se repete, a história tem seus ciclos, e por mais diferentes que sejamos uns dos outros, há padrões ditados por tempo, espaço, cultura, realidades sociais e modelos econômicos. Altas temperaturas provocam queimaduras, perdas provocam tristeza, preconceitos causam injustiças, injustiças disseminam violência, egoísmo destrói o amor, amor constrói e abre novos caminhos, curiosidade científica descobre novas passagens, criatividade redesenha a história. E tudo isso podemos ver e absorver em seus mínimos detalhes, sem grandes dificuldades, desde que ativemos em nós toda a força, todas as infinitas possibilidades que estão em uma atitude bastante simples – querer.

Aprendemos muito com a tentativa e o erro. Mas há certos erros que não precisamos repetir por conta própria para aprender. Não há uma boa razão para tocarmos um fio de alta tensão apenas para ter a sensação pessoal do choque, saltar de um abismo para ter a certeza de que morreremos ou pelo menos nos machucaremos muito. E se podemos aprender com a experiência alheia em certas coisas, podemos também em várias outras que nos pouparão o erro desnecessário ou a perda, pura e simples, de nosso tempo. A sabedoria está em analisar o que existe, e não em repetir, mas em inovar. Ao invés de começar do zero, construir sobre os passos que já foram dados, sobre as estruturas que já se provaram firmes. Buscar o bom para torná-lo ainda melhor.

A nuvem de conhecimento paira sobre todos nós, e é constantemente alimentada. É uma fonte infinita de ideias, de conselhos, de exemplos bons e ruins, e está a nossa disposição não para que copiemos e repliquemos, mas para que possamos criar e crescer. Hoje sabemos muito mais do que sabíamos há cem anos, e com certeza encontraremos soluções e respostas, no futuro breve, para problemas que hoje nos ameaçam e nos afligem. Isso porque, a cada erro, a cada queda, nos recuperamos e seguimos nosso caminho a partir do ponto em que já estamos. Não voltamos para o início cada vez que cometemos uma falha. Se assim fosse, a humanidade ainda estaria vivendo em cavernas.

A experiência de cada um é um legado para todos. Basta abrir os olhos, estender a mão, controlar o orgulho, e toda a sabedoria do mundo estará à sua disposição.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI