Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J U L H O  /  2 0 1 2
 

Saber apenas não basta
Por Denise Amaral (*)

Nós sabemos que é preciso fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, evitar o stress excessivo, separar algum tempo na nossa agenda apertada para estar com a família e os amigos, para dedicar-se a algum tipo de hobby. Sabemos que comidas cheias de gordura ou de açúcar têm efeitos nocivos para o nosso organismo, assim como sentimentos negativos como raiva, inveja, ressentimento, têm efeitos negativos em nosso desempenho. Sabemos muito bem que devemos organizar nosso tempo, definir nossas prioridades, delegar tarefas, ouvir o que os outros têm a dizer antes de tomar decisões que os envolvam pessoalmente. Que devemos buscar soluções efetivas ao invés de nos habituarmos a contornar os problemas.

Informações, temos muitas.

Mas quantos de nós realmente coloca estas informações em prática?

Somos parte de uma sociedade altamente informada, e altamente acomodada.

A informação por si só não tem qualquer poder sobre nossa vida. Tem potencial, sem dúvida, e um potencial enorme. Mas o potencial não opera mudanças. É preciso que ele seja posto em prática. Muitas pessoas que precisam perder peso chegam a se associar a uma academia ou clube de esportes. Alguns vão a primeira vez e nunca mais voltam – porque não se sentiram à vontade naquele ambiente, porque não sabiam exatamente o que fazer, ou porque não simpatizaram com o treinador que os orientou sobre o que fazer... As razões são muitas, mas o efeito é um só: eles desistem. Ou então decidem que vão ter uma alimentação mais saudável, pesquisam uma dieta, sabem exatamente o que devem comer. Só que chegam a casa e não encontram os ingredientes necessários, ou dependem de alguém que prepara pratos diferentes por conta própria, ou moram com pessoas que não abrem mão de sua “junk food”, criando um ambiente repleto de “tentações gastronômicas”, ou fazem sua refeições em restaurantes e acabam pedindo pratos que os fazem sair da dieta – resultado: nenhum.

Cada projeto se transforma em um monstro! Sentimos-nos pequenos demais para vencê-lo, e muitos desistem nesse exato momento, satisfazendo-se com seus eternos planos de um dia colocar em prática toda a informação e o conhecimento que vão acumulando.

Mas quando podemos contar com o apoio de alguém, que nos ajuda a dividir a distância aparentemente intransponível que nos separa de nossos objetivos em pequenos passos que somos perfeitamente capazes de dar, e que nos ajuda a percorrer o caminho sem desistir, a superar o desânimo quando acontecer, a ultrapassar os obstáculos que possamos encontrar, nós nos deparamos com um sentimento maravilhoso – o de atingir uma meta, e alcançar o sucesso.

Muitas empresas, hoje, estão enxergando a importância de ajudar seus profissionais a administrar problemas e atingir suas metas. Este é o papel do “coaching”, um trabalho de orientação e acompanhamento que vem ajudando muitas pessoas a melhorar seu desempenho, sua satisfação com o trabalho e, consequentemente, sua produtividade. Gerenciar pessoas, prazos, concorrência, e ainda ser capaz de inovar, aumentar qualidade e atingir performances excelentes pode ser demais para quem não está física, profissional e emocionalmente bem estruturado, ou para aqueles que possuem todas as informações necessárias, mas não sabem utilizá-la com a maior eficiência possível.

Os profissionais realmente eficazes são aqueles que colocam em prática seus conhecimentos teóricos e as informações que continuamente recebem, de uma maneira organizada e orientada à excelência.

Saber o que fazer, apenas, não basta.

E pode ser muito frustrante. É como acumular material de construção sem jamais chegar a ter uma casa.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI