Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
C O L U N A S     D E     2 0 1 2
1 6  /  M A R Ç O
 

Pessoas fantásticas fazendo um excelente trabalho!
Por Denise Amaral (*)

É isso o que imaginamos quando pensamos em uma empresa de sucesso. Aquelas nas quais todos nós queremos trabalhar. Imaginamos um lugar bonito e agradável, com a iluminação e a decoração corretas, pessoas bem vestidas e bem humoradas realizando seu trabalho com muita energia e motivação.  É um quadro do qual queremos fazer parte, e já antecipamos toda a colaboração que poderemos dar para que o excelente trabalho realizado ali ganhe ainda mais pontos em termos de eficiência e qualidade.

Visualizamos nossa carreira atingindo as alturas a toda velocidade – e a visualizamos ali, naquela empresa, ao lado daquelas pessoas!

Mas quando temos realmente a oportunidade de trabalhar para aquela instituição nos deparamos com uma realidade muito diferente: espaços restritos e entulhados, criando um ambiente mais depressivo do que estimulante, pessoas desmotivadas que se entregam a um processo continuo e desgastante de reclamações e intrigas, chefes estressados e desesperados que não conseguem controlar as atividades de seus funcionários, e estão longe de conseguir obter a colaboração que necessitam para que o trabalho flua sem pressões desnecessárias.

Em muito pouco tempo a ilusão do trabalho perfeito cede lugar ao inferno de Dante, e entramos no rol das pessoas cuja única motivação passa a ser descobrir outra oportunidade de trabalho.

Quem é que consegue crescer assim?

E quantas empresas poderiam estar no topo de sua produtividade, oferecendo o máximo em qualidade, se conseguissem preencher as falhas que a impedem de ser o melhor lugar para se trabalhar?

Algumas pessoas (muitas?) ficam tão perdidas com a correria de seus dias, horários e obrigações, que deixam a bagunça se acumular em suas casas, e ficam tão atrapalhadas e incomodadas que já não conseguem render tanto quanto poderiam, e deveriam, em suas atividades diárias. Chegam a precisar de ajuda profissional para, literalmente, por ordem na casa, criando um ambiente onde possam viver e trabalhar melhor. O mesmo pode ocorrer com as empresas – deixam a bagunça se acumular, o que um profissional deixa para trás não é organizado para a chegada de seu substituto, que inicia seu trabalho de forma precária e assim continua, meio que “fechando buracos” quando poderia estar construindo paredes sólidas sobre as quais erguer novos andares.

Diferenças pessoais e mágoas contidas, ansiedades e antipatias camufladas, vão corroendo as estruturas da empresa. Pois pessoas infelizes, amarguradas e desmotivadas imprimem toda essa negatividade em seu trabalho, envenenando pouco a pouco, dia após dia, a produção da empresa como um todo. Uma marca é feita e mantida pelos profissionais que lhe dão vida, energia e criatividade. Cuidar da saúde de uma empresa significa cuidar de cada um de seus colaboradores, e otimizar o relacionamento entre eles e o mercado, para que a atividade e a produtividade funcionem como uma engrenagem bem lubrificada e em perfeitas condições de trabalho.

Todas as pessoas têm dentro de si um potencial enorme – precisam, no entanto, estar no lugar certo, ao lado das pessoas certas, e em condições favoráveis. Quando olhamos em volta e enxergamos o caos não significa necessariamente que devemos abandonar tudo, atear fogo e começar do zero. É preciso por ordem na casa, pois quando fazemos isso acabamos descobrindo coisas de muito valor que nós sempre tivemos, mas que ficaram esquecidas e sem uso no fundo de uma gaveta qualquer.

Pode ser difícil começar – sequer sabemos por onde! Mas é possível, basta fazer uma coisa de cada vez. Aos poucos vamos tirando a poeira, descartando o que não serve, descobrindo coisas úteis e cheias de potencial, e com a colaboração de todos - sob a liderança de alguns – criamos uma realidade nova, onde pessoas fantásticas poderão fazer, de fato, um excelente trabalho!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI