Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
0 1  /  A G O S T O  /  2 0 1 2
 

FERNANDO TOSCANO

O PIB brasileiro não vai às Olimpíadas II - Eu já havia avisado na coluna anterior. O Brasil conseguirá 15 medalhas ou pouco mais do que isso, mas continuará na mesma posição de sempre: intermediária. Posição de políticos que só pensam na economia, mas não na educação, na saúde, na alimentação, no transporte e nem no esporte. Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil - apenas para dizer os que mais publicidade fazem - apoiam grandes atletas, mas não apoiam como deveriam as categorias de base. Falta muito investimento, falta muito compromisso. E os milhões que gastam com publicidade seria muito mais bem investido no esporte. Naturalmente que, a longo prazo, essas instituições ganhariam muito mais; ganhariam em respeito, credibilidade e reconhecimento - e os nossos dedicados atletas evoluiriam naturalmente, mas não. Ninguém falava no Arthur Zanetti, nosso medalhista de ouro da ginástica olímpica - inclusive o pai era quem forjava os aparelhos em sua serralheria para o treinamento do filho em São Caetano do Sul. Bastou ele vencer e lá vem a Caixa Econômica Federal: "Zanetti, o atleta de ouro da Caixa" - é uma falta de vergonha desses dirigentes isso sim!

Dentro de quinze dias teremos o resultado dessas Olimpíadas. Não acredito que o Brasil fique entre os 20 melhores, mas espero que sim; porque merecem técnicos, comissões técnicas, atletas e o sofrido povo brasileiro. Destaque para o judô, vôlei e natação. Não acredito no futebol masculino. "Meninos-estrela", mascarados, com ares de soberba, graças a essa mídia que mais atrapalha do que ajuda; meninos que se acham super-homens, mas na verdade têm muito a aprender e muito chão a caminhar antes de se tornarem verdadeiros atletas. Quem sabe a Olimpíada os ensinem a serem mais humildes e menos arrogantes, cheios de si. É... a vida ensina...

No próximo dia 12 de agosto, domingo, às 17:00 horas, se encerram os Jogos Olímpicos de Londres e o próximo será no Brasil; num país que quer ser grande, mas não dispõe de dirigentes grandes. Comanda hoje o nosso país um partido (PT) envolvido com mensalão e acordos escusos; que tem um ex-ministro (Márcio Thomás Bastos) defendendo seus principais dirigentes; defendendo Carlinhos Cachoeira, envolvido com corrupção, jogo ilegal, evasão de divisas... - tudo "farinha do mesmo saco". Que exemplo é esse minha gente? Eu tenho vergonha dessa situação lamentável onde bandidos e políticos se misturam como a água e o açúcar. O que esperar das Olimpíadas de 2016?

Não temos organização para eventos mais simples e isso me preocupa bastante. Como tratar um evento mundial num país sem aeroportos, hoteis, transportes e segurança adequados; vai acontecer o que eu já avisei algumas vezes anteriormente: faltarão licitações e sobrarão contratações emergenciais; uma justificativa para a conclusão urgente de obras que certamente estarão inacabadas e facilitarão a roubalheira que assola esse país e que, previsivelmente, continuará solta...

Ei, pai! Um canto de partida
Por Ivan Postigo

Ei, pai!
Da vida nada sei.
Por caminhos escuros ando,
Pessoas conhecidas evito,
Em ruas estreitas passo,
Estranhos quando me tocam eu grito!

Ei, pai!
Crescendo estou,
Aprendendo já não sei.
Perdido me encontro com o olhar parado,
O que será para o inocente o certo,
E para o incauto o errado?

Ei, pai!
Teria um minuto?
Para falar se quiser,
Para ouvir se puder...
Meu coração está apertado,
Na boca sinto o amargo gosto do pecado!

Ei, pai!
Seu silencio também me cala.
Conversar há muito não faço,
Sua voz não reconheço,
Seu abraço eu não sinto,
Seu carinho eu não mereço?

Ei, pai!
Na falta de amor me perdi,
Meus irmãos jamais vi
Nas drogas me achei,
Da vida esqueci,
No inferno da existência me encontrei,

Ei, pai!
O tempo está frio!
Sobre meu corpo surrado, geladas pedras sinto.
Minha leve alma me abandona,
Em fraca luz busco abrigo,
Perco a esperança de estar contigo...

Ah! Que calor é esse que me envolve?
Claro, és tu, Pai!
Entre cantos e, finalmente, meu riso,
Na alegria mágica do amor,
As portas do Paraíso!

Feliz dia dos pais a todos...    Feliz dia dos pais a todos...    Feliz dia dos pais a todos...    Feliz dia dos pais a todos...    Feliz dia dos pais a todos...    Feliz dia dos pais a todos...    Feliz dia dos pais a todos...

Rapidinhas...

- Um novo estudo mostrou que os pelos faciais têm benefícios que vão além da estética. Pesquisadores da Austrália usaram a técnica de dosimetria – medição da quantidade de matéria e radiação tecido absorve - e descobriram que bigodes e barbas podem reduzir o risco de câncer de pele. As informações são no site Ask Men. Levando em conta a quantidade de radiação absorvida pela pele, homens com pelos no rosto têm três vezes menos risco de se expor ao sol e obter a doença. Mas vale lembrar que o resultado depende do comprimento dos pelos e do ângulo do sol. Um estudo de 2009, publicado no jornal Photochemistry and Photobiology, já havia mostrado a importância dos cabelos contra a proteção contra o câncer pele. Curiosamente, os cientistas descobriram que cabelos curtos eram mais eficazes que os mais longos para evitar a doença.

- Campeão de Fórmula 1 em 1969, 1971 e 1973, Jackie Stewart continua acompanhando a principal categoria do automobilismo mundial. Após aconselhar Sebastian Vettel a permanecer na Red Bull enquanto Fernando Alonso estiver na Ferrari, o escocês não poupou elogios a Alonso e destacou a capacidade psicológica do líder do campeonato desta temporada. Tem a melhor ferramenta em sua mente. É muito maduro, ganhou dois títulos mundiais e 30 corridas. Está em uma posição em que sua palavra tem grande peso, pois acredito que sem ele a Ferrari teria sérios problemas neste ano. Fernando motiva muito a equipe", disse. Stewart, no entanto, não se limitou a ressaltar a capacidade mental de Alonso e analisou o desempenho do espanhol nas corridas. Além de tudo, ainda cumpre com seu rendimento na pista. Competindo no seco ou no molhado, Fernando sempre é incrível. Tenho grande respeito por ele, encerrou.

- Para fortalecer a Infraero, o governo estuda criar a Infraero-Par. A ideia é que, ao lado de um sócio internacional minoritário, a subsidiária da estatal toque alguns dos principais aeroportos do país, como Confins e Galeão, além dos três leiloados no início do ano. A adoção desse modelo, se confirmada, tira o terminal mineiro e o carioca da lista de concessões previstas pelo próprio governo para sanar os gargalos de infraestrutura nessas unidades. O anúncio do novo modelo para Confins e Galeão, seja ele qual for, está pré-marcado para 5 de setembro. Nas contas internas, se Galeão e Confins tivessem o mesmo destino que Guarulhos, Brasília e Viracopos, a estatal rapidamente se tornaria deficitária e dependente do Tesouro Nacional para fechar suas contas. Mais: encontraria dificuldades para melhorar as condições de atendimento nos mais de 60 terminais que administra. A arquitetura em estudo agora prevê o desmembramento da Infraero, com a criação da Infraero-Par, que terá parcela majoritária das ações de Confins e Galeão e participação minoritária nos três aeroportos leiloados no início do ano.

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR.

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI