Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 1 2
 

FERNANDO TOSCANO

CERTIFICAÇÃO DIGITAL
Segurança e agilidade a serviço do desenvolvimento do país

O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Com este dispositivo, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede. Com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar transações bancárias com mais segurança. A instituição bancária possui certificado para autenticar-se junto ao cliente, assegurando que todas as transações estão sendo enviadas para o servidor do banco. Já o cliente, realizando operações via banco online, também tem uma chave de acesso que comprova sua identidade perante o banco.

Segmentos da economia que utilizam a certificação em suas atividades:

Benefícios da certificação digital:

No Brasil existem dez Autoridades Certificadoras, algumas específicos para determinados setores. A principal e que ocupa o maior share de mercado é a SERASA EXPERIAN®, instituição fundada em 1968. Em junho de 2007, a Experian® adquiriu o controle acionário da empresa. A Experian® é líder mundial no fornecimento de serviços de informação, marketing e gerenciamento de crédito a organizações e consumidores, com o objetivo de auxiliá-los a gerenciar riscos e benefícios de decisões comerciais e financeiras.

Segundo normativo expedido pela Caixa Econômica Federal, através da Resolução nº 566, de 23.12.2011, publicada três dias depois no Diário Oficial da União é obrigatório o uso da certificação digital para empresas como única forma de acesso exclusivo ao canal eletrônico de relacionamento "Conectividade Social". O prazo se encerra em 30 de junho de 2012, mas entre o pedido e a efetiva entrega há um lapso temporal de aproximadamente 20 dias. A dica é não deixar para o último momento, que deve ser tumultuado e trazer transtornos àqueles que deixarem para o último momento.

Para adquirir Certificados Digitais da SERASA EXPERIAN®, com total segurança e sigilo, conte com o Portal Brasil. Como agente promotor e onze anos de mercado podemos oferecer o melhor aos nossos clientes e usuários. Basta acessar o nosso site específico ==> http://www.portalbrasil.net/certificacaodigital/index.htm.

Rapidinhas...

- Está praticamente fechada a proposta do Ministério da Fazenda e do Banco Central para mudar a remuneração dos depósitos em cadernetas de poupança, providência que se torna urgente com o próximo corte da taxa básica de juros (Selic). Pela proposta, os estoques de poupança já existentes permaneceriam com os critérios de rentabilidade inalterados - a variação da taxa referencial (TR) mais 0,5%, o que perfaz 6,17% ao ano. A nova regra, que deve atrelar a poupança a um percentual da taxa Selic, só será aplicada para os novos depósitos. Se o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzir a Selic para 10% ao ano na reunião da semana que vem, a competitividade dos fundos de investimentos diante da poupança começa a ficar comprometida. Supondo que os fundos cobram 2% de taxa de administração e o Imposto de Renda - do qual a poupança é isenta - subtrai outros 1,8% da rentabilidade, sua remuneração líquida já cairia para 6,2% ao ano, praticamente a mesma das cadernetas. Como esse é um tema de grande apelo político - afinal a caderneta é o investimento mais estável e da preferência do pequeno aplicador - aguarda-se da presidente Dilma Rousseff o momento adequado para enviar a proposta de mudança da lei ao Congresso.

- Pelo menos quatro capitais brasileiras poderão exigir a construção de novos aeroportos para driblar restrições técnicas ou sustentar o crescimento da demanda nos próximos dez anos. Os casos mais urgentes são o de Porto Alegre e o de Rio Branco, mas a decisão de erguer novos empreendimentos depende de estudos ainda em andamento, segundo a Infraero. O presidente da estatal, Gustavo do Vale, afirmou ontem que Salvador e Recife enfrentam dificuldades para ampliar suas pistas atuais e a solução também pode acabar sendo a transferência da infraestrutura existente nessas duas cidades.

- O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, disse nesta quinta-feira que o governo deverá passar boa parte da administração da malha hidroviária do país à iniciativa privada. Fraxe informou que o modelo de licitação ficará pronto em até 90 dias. O diretor ressaltou que o papel do agente privado no novo modelo será o de garantir a navegação de embarcações no canal hidroviário licitado. O diretor do Dnit garantiu que o órgão não invade a atribuição da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) ao querer contratar empresas para cuidar da manutenção das hidrovias. Ele esclareceu que o Dnit é o órgão executor de obras de transporte enquanto à Antaq cumpre o papel de agência reguladora do setor.

- A oferta secundária de ações da administradora de planos de saúde Qualicorp deverá movimentar inicialmente R$ 735,5 milhões, conforme a cotação dos papéis da empresa de hoje na BM&FBovespa. A companhia informa que solicitou o registro da distribuição hoje à Anbima. Inicialmente, o fundo de participações Carlyle e o fundador, José Seripieri Junior, deverão vender 48,544 milhões de ações. Esse total representa 18,7% do total de ações da companhia. Juntos, os acionistas vendedores concentram hoje 67,3% da Qualicorp e o restante está em livre circulação no mercado.

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR.

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI