Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M E I O     A M B I E N T E
C O L U N A S     D E     2 0 1 2
0 1  /  J U N H O

Professor Antonio Germano Gomes Pinto

Ameaça de Genocídio Universal - Denúncia
Por: Professor Antonio Germano Gomes Pinto (*)

As principais indústrias petrolíferas mundiais, dentre elas a Chevron, Shell e British Petroleum estão desenvolvendo um Projeto de alcance global para captura do excesso de gás carbônico existente na atmosfera.

O Projeto recebeu a designação de Quest CCS Project-Carbon Capture & Storage Project.

Os projetos foram montados inicialmente nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, estando em pleno funcionamento.

O Projeto propõe a captura e a estocagem do gás carbônico a grandes profundidades como em depósitos geológicos permanentes.  

A iniciativa destas empresas é louvável e vem trazer certa esperança a nos terráqueos porque demonstra claramente o desejo das petrolíferas de virem em socorro ao gravíssimo problema ambiental das variações climáticas e consequente aumento do Aquecimento Global ou Efeito Estufa que vem afetando a vida no Planeta.

Acredito que deva insistir, como faço sempre, que o Aquecimento Global ou Efeito Estufa é a base, a origem de todos os problemas climáticos que afetam o Planeta Terra como tempestades, enchentes, tufões, furacões, vendavais, excesso e escassez de chuvas, variações bruscas da temperatura ambiente, secas e suas consequências.

Providências têm que ser tomadas de forma urgente, porém possivelmente por precipitação as propostas apresentadas pelas empresas citadas acima estão terrivelmente equivocadas. Cerca de quase dois bilhões de dólares já foram literalmente atirados no ralo e, pior, pondo em risco a vida animal.

Vamos à explicação do por que:

Antoine Lavoisier, em meados do século XVIII, já dizia: “Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Este enunciado quer dizer que os elementos químicos existentes na Natureza, desde a formação do Planeta, são qualitativa e quantitativamente sempre os mesmos, não havendo alterações em qualidade e muito menos em quantidade com exceção de alguns meteoritos que invadem a atmosfera, mas este fato pouco representa. Os átomos dos elementos são os mesmos de sempre, mudando apenas as posições e ângulos de suas ligações intra moleculares. A teoria de Lavoisier continua comprovadamente atual e nada mudou.

Diante do exposto, a captura do gás carbônico se torna inviável, impossível e criminosa por vários motivos, como segue:

a)   Trata-se de um gás e como gás se expande, ocupando grandes volumes. São necessárias 72 atmosferas de pressão para se liquefazer o gás carbônico. A pressão o faria permear pelos poros do subsolo e das rochas e com o tempo retornaria a atmosfera.

b)   Em caso de tremores de terra, fendas ou abalos sísmicos o gás carbônico retornaria em grandes massas, de forma rápida e provocaria asfixia em vastas regiões por ser mais denso que o ar. Agiria como um “tsunami gasoso” eliminando toda a vida animal que encontrasse pela frente de forma instantânea.

c)   O gás carbônico é gerador, “matéria prima” da geração do oxigênio que pela ação da luz solar e calor em presença de água, fenômeno conhecido como fotossíntese, dá origem à biomassa. Se o gás carbônico for capturado e estocado, como pretendido, cada molécula de gás carbônico levará consigo dois átomos de oxigênio. Quantitativamente falando, 44 toneladas de gás carbônico arrastariam e neutralizariam 32 toneladas de oxigênio para retirar apenas 12 toneladas de carbono da atmosfera. Muito importante: Esse oxigênio, indispensável à respiração animal, será banido do meio ambiente para sempre, ou seja, deixaria de existir na atmosfera, iria ser, isolado nas profundezas da crosta terrestre.

d)   Vamos propor um exemplo prático: Quando colocamos gasolina no carro (octanas ou octanos), cada duas octanas queimadas retiram do ar 50 átomos de oxigênio, formando 16 moléculas de gás carbônico e 18 de água. Estas 16 moléculas de gás carbônico sendo capturadas levarão consigo 16 moléculas de oxigênio que nunca mais seriam recuperadas pelo processo da fotossíntese para a atmosfera. Estariam perdidas para sempre.

e)   Conclusão: Este projeto irá ocasionar uma perigosa rarefação e futura extinção do oxigênio da atmosfera.

f)    A única saída será a captura e estocagem no subsolo somente o carbono e nunca, em hipótese alguma, o gás carbônico. O Quest CCS Project-Carbon Capture & Storage Project pretende capturar e estocar no subsolo 1.000.000 (um milhão) de toneladas de gás carbônico por ano, isso significa que a atmosfera perderá aproximadamente 727.000 (setecentos e vinte sete mil) toneladas de oxigênio a cada ano. Neste ritmo, acredito que a vida animal, na qual nos incluímos, será extinta em 50 (cinquenta) anos.

(*) Por Antonio Germano Gomes Pinto - Engenheiro Químico, Químico Industrial, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciado em Química, Especialista em Recursos Naturais com ênfase em Geologia, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, Perito Ambiental, Auditor Ambiental e autor de duas patentes registradas no INPI, no Merco Sul, na UE, na World Intellectual Property Organization números WO2000/027503 and WO 1996/015081 e em grande número de países. email: [email protected].

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL®


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI