Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M E I O     A M B I E N T E
0 1
  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 2

Professor Antonio Germano Gomes Pinto

Lixão de Gramacho será pólo de reciclagem
Por: Professor Antonio Germano Gomes Pinto (*)

Esta notícia, transcrita abaixo, cujo conteúdo, está circulando na mídia, se realmente for verídica, representará uma providência bem pouco inteligente.

Será apenas mais uma iniciativa eleitoreira, uma promessa vazia e de execução inviável, será como jogar dinheiro literalmente no lixo.

Vejamos por que:

A área de Gramacho é constituída na sua quase totalidade por área de mangue e em cima deste mangue, foi edificada uma montanha artificial de detritos orgânicos durante décadas. A matéria orgânica tem “vida” e movimentação própria sendo instável, podendo a qualquer momento se deslocar para dentro da Baia de Guanabara, provocando grave acidente ecológico. A única forma de remediar a área de Gramacho seria recompondo a paisagem natural, recriando a vegetação original, própria do mangue, continuar com o tratamento do chorume e recolhendo gás natural (metano) como combustível aproveitando a vocação estratégica da região, vizinha da PETROBRÁS.

Para que haja reciclagem é preciso que se tenha o resíduo no local da segregação, não existe reciclagem sem o lixo por isso, se a coleta não for seletiva, não se justificará o transporte do resíduo para Gramacho para fazer a seleção e, a seguir, transportar as sobras para os aterros sanitários. Seria uma providência incrivelmente injustificável. O lixo, de certa forma, se assim acontecer, continuará em Gramacho com todos os inconvenientes que sua presença provoca.

Uma iniciativa tão pouco inteligente a quem interessaria?

A reciclagem ou reaproveitamento de materiais reutilizáveis é uma iniciativa necessária a sociedade e principalmente ao meio ambiente, mas tem que ser executada junto ao aterro sanitário se não houver uma prévia coleta seletiva - fato que nas grandes cidades como no Rio de Janeiro se torna impossível.

Percebe-se que se trata de uma iniciativa demagógica, eleitoreira e sem nenhuma justificativa plausível.

Os senhores políticos estão perdendo uma grande oportunidade de assentar os ex-catadores de Gramacho em Zona Rural, próxima ao atual Aterro Sanitário. Assim se justificaria o investimento que pretendem fazer!            

(Eis a notícia)

Lixão de Gramacho será polo de reciclagem
Agência Brasil

"Um convênio firmado na última sexta-feira (17) entre a Secretaria Estadual do Ambiente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação Banco do Brasil e a Petrobras, deu início às obras de construção do Polo de Reciclagem de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, serão investidos R$ 12 milhões para a montagem do polo. Até o primeiro semestre de 2013, quando a usina recicladora estiver funcionando plenamente, 400 ex-catadores estarão trabalhando no local.

Para o secretário, o fechamento do aterro sanitário de Gramacho acaba com uma dívida social. “O antigo catador contaminado vai ter dignidade, saúde e vai se converter em um reciclador. O lixo é matéria-prima fora do lugar, você impede que prejudique rios e canais, gera empregos de mais qualidade e fornece matéria prima semielaborada para a indústria”, destacou.

Carlos Minc informou que a secretaria estuda a implantação de mais dois polos de reciclagem, um na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e outro em São Gonçalo, município da região metropolitana, que também teve seu aterro sanitário fechado.

O Aterro Sanitário de Gramacho foi fechado em junho deste ano, após 34 anos de uso. O cotidiano das cerca de 1,8 mil pessoas que encontravam no aterro o seu sustento alcançou repercussão internacional e motivou a criação de filmes, como o documentário "Lixo Extraordinário", indicado ao Oscar em 2011."

(*) Por Antonio Germano Gomes Pinto - Engenheiro Químico, Químico Industrial, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciado em Química, Especialista em Recursos Naturais com ênfase em Geologia, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, Perito Ambiental, Auditor Ambiental e autor de duas patentes registradas no INPI, no Merco Sul, na UE, na World Intellectual Property Organization números WO2000/027503 and WO 1996/015081 e em grande número de países. email: [email protected].

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL®


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI