Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
1 6  /  J A N E I R O  /  2 0 1 2
 

Bom caminho
Por Denise Amaral (*)

Comecei 2012 com uma grata constatação: o serviço de atendimento ao cliente de várias empresas atingiu um nível excelente!

Problemas continuam existindo – aí a razão pela qual temos que entrar em contato com o SAC. Mas os atendentes estão muitíssimo bem treinados, educados, realmente atenciosos, e o que é melhor: conseguem de fato resolver a questão, imediatamente, e pelo telefone.

Pode ser que se trate apenas de um pouco de sorte de minha parte, mas demonstra claramente que é perfeitamente possível alcançar excelência no atendimento quando se quer.  As pessoas são perfeitamente capazes de dar o melhor de si, são capazes de agir com profissionalismo e cordialidade, e são também capazes de ajudar quando recebem os instrumentos e a informação de como fazer.

Uma pessoa não nasce sabendo, e pode não ter a oportunidade de aprender posturas sociais desde a infância ou adolescência, mas com toda certeza pode ser treinada. O comportamento social, que se desdobra em postura profissional, é um elemento-chave quando se trata de ter sucesso na vida. Muitos dos problemas que as pessoas enfrentam em suas carreiras profissionais, muitas das dificuldades que encontram não apenas para conseguir uma posição, como para mantê-la, e muito do desgaste próprio do relacionamento com pessoas com formação, história e experiências distintas, poderiam ser evitados se a criança recebesse, desde cedo, uma educação apropriada. Mas é perfeitamente possível, e relativamente fácil, adequar-se às novas – e provavelmente crescentes – necessidades, com o treinamento correto, e certa dose de boa vontade.

Para crescer, é preciso querer crescer!

Isso vale para tudo e para todos. Vejo jovens de família excelente cometendo erros básicos quando começam a fazer suas primeiras entrevistas para estágio ou emprego, e pessoas com mais idade e experiência que não conhecem as regras básicas de etiqueta social. E oportunidades realmente boas são perdidas nestes momentos.

Cada um de nós deveria parar um pouco, olhar para si mesmo, e tentar identificar quais os nossos erros mais freqüentes. E partir para corrigi-los! Mas quando esta iniciativa parte das empresas, os resultados são não apenas excelentes – são agradavelmente lucrativos!

Treinar pessoas é investir no valor da marca. Cada passo que um funcionário dá na direção certa, é a empresa que caminha adiante. E quando isso é multiplicado por muitas pessoas e muitos serviços, é como se a empresa disparasse à frente da concorrência!

O mercado oferece todo tipo de produtos. Comprar, hoje, significa muito mais do que adquirir um bem – significa eleger um estilo de vida. E ser bem tratado, com cortesia e respeito, faz parte da experiência.

As pessoas se adaptam às situações, sobrevivem às catástrofes, vencem dificuldades. Podem, também, usar esta impressionante capacidade de adequação para se encaixar em posições mais elevadas, em trabalhos com maior responsabilidade e melhor compensação financeira. Não é preciso esperar desastres para mudar um comportamento, ou para descobrir novos talentos – podemos,  todos nós, eleger o dia de hoje como o ponto de largada para um futuro muito melhor!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©.

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI