Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 2
 /  A B R I L  /  2 0 1 2

PASTOR LUCIANO ROBERTO PREGANDO NO "JARDIM DO TÚMULO", EM JERUSALÉM, ISRAEL (MAIO/2011) - FOTO/CRÉDITO: Fernando Toscano (www.portalbrasil.net)Lembrando de Agradecer
Lucas 17:11-19

Por Pastor Luciano Roberto Pereira Nunes

Jesus estava entre Samaria e Galileia, quando dez leprosos saíram ao seu encontro. Neste grupo havia pelo menos um Samaritano. Na tragédia da lepra, comum a todos, os conflitos raciais entre Judeus e samaritanos foram superados. Eles não se viam como judeus e samaritanos, mas sim, como homens em necessidade. Certamente uma das coisas necessárias para unir a todos os homens é sua necessidade comum de Deus.

Nenhuma outra história do evangelho assinala tão diretamente a ingratidão do homem. Os leprosos tinham clamado a Jesus com um desejo desesperado; ele os tinha curado, e nove deles não voltaram para agradecer. Tal atitude é corriqueira e diria até proporcional. Acho que 10% voltam para agradecer, infelizmente. A maioria dos homens buscam a Deus na necessidade e esquecem dele na bonança.

A ingratidão, também se verifica, muitas vezes, na atitude dos filhos para com seus pais. Durante longos anos dependemos de nossos pais literalmente para tudo. Entretanto, muitos filhos não agradecem o empenho deles em suprir sustento, alimentação cuidado. Sem falar dos sacrifícios de tempo, das renúncias, etc. Em muitos casos, quando chega o dia em que um pai precisa de um filho, em várias situações, poucos são os que tem gestos de gratidão.

Muitas vezes somos ingratos para com nossos semelhantes. Há poucos de nós que em algum momento da vida não tenhamos devido algo a algum semelhante. Mas, quantos de nós ao final demonstraram a dívida de gratidão que tem com seu semelhante? Acontece muitas vezes que um amigo, um professor, um médico, um cirurgião faz por nós coisas que é impossível pagar. No entanto, esquecemos que mesmo quando é impossível pagar, podemos agradecer. Na verdade, devemos agradecer mesmo quando se é possível pagar ou retribuir.

Muitas vezes somos ingratos para com Deus. Nos momentos de amarga necessidade oramos com um desespero intenso; mas passa o tempo e nos esquecemos dEle. Muitos de nós nem sequer damos graças a Deus antes de comer. Ele nos deu seu Filho único e, muitas vezes, nem sequer lhe damos uma palavra de agradecimento. A melhor forma de agradecer a Deus é buscar fazer o seu nome conhecido e louvado - vivendo o que ensina a oração do Pai nosso: "Santificado seja o seu nome" (Mt. 6:10).

Diante desta história somos alertados sobre a tragédia da ingratidão e sobre a necessidade contínua de agradecer, sobretudo, a Deus, aos nossos semelhantes e aos nossos pais.

Rev. Luciano Roberto --
Bondade e Misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI