Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 5
 /  J A N E I R O  /  2 0 1 2

O milagre da sementeira
Por Pastor Hélder Rodrigues

... Caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um (Mt 13.8).

            Semear é uma responsabilidade da qual o Senhor Jesus nos exortou antes da sua ascensão: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Quando lemos a parábola do semeador (Mt 13.1-23) temos um grande estimulo, a semente é perfeita, por isso, quando cai em “boa terra” produz resultados milagrosos... “cem, sessenta e trinta por um”.

            A semente representa as Boas-Novas, o Evangelho da Salvação; o solo o coração do ser humano. Assim, o fator limitante não é a semente, mas o solo em que caem, ou seja, o coração de quem ouve. “Sede firmes”, nas palavras do apóstolo Paulo, “inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58).

            Nos três tipos de solo que a semente caiu, as causas de não se desenvolverem são distintas.

            O não entendimento da mensagem do Reino viabiliza o maligno arrancar o que foi semeado à beira do caminho (v. 19). A que cai em solo pedregoso, são aqueles que ouvem a palavra com alegria, mas, por não terem raízes profundas, quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo a abandona (v. 21). Por sua vez, as que são lançadas nos espinhos tornam-se infrutíferas, devido à preocupação desta vida e o engano das riquezas (v.22).

            Essa parábola essencialmente ilustra como funciona o mundo espiritual, sob a ótica da evangelização, mas também traz uma mensagem para os crentes.

            Quantos cristãos ouvem a Palavra de Deus e não as coloca em prática por falta de discernimento. “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo” (1 Co 3.1.2).

            Quantos cristãos compreendem verdades espirituais, mas, por não mortificarem a carne, desfalecem na fé diante das tribulações?

            Quantos cristãos tiram seu foco da Glória Divina devido às fascinações deste mundo. Trocam o eterno pelo terreno, o divino pelo mundano, a Verdade pela mentira... se vendem por um prato de lentilha, ou então, traem Jesus por 30 moedas de prata (valor este pago pelo um escravo na época).

            Por outro lado, toda palavra que cai em solo fértil, ou seja, num coração quebrantado e vigilante, produzirá o milagre da sementeira, não é por outra razão que Jesus enfatiza para estes: “vocês já estão limpos pela palavra que lhes tenho falado” (Jo 15.3). Esta é a distinção de um crente espiritual e o carnal, o que produz fruto e glorifica o Pai (Jo 15.8) e o que desonra a Deus (2 Tm 2.20).

            Que tipo de solo tem sido seu coração diante de cada palavra de Deus?

Pr. Hélder Rodrigues

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI