Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 2
 /  J A N E I R O  /  2 0 1 2

Sob o alicerce certo na motivação correta
Por Pastor Hélder Rodrigues

                Toda construção precisa estar bem alicerçada, sob pena de um dia desabar. É a base, a parte “invisível”, que sustenta toda a casa. Assim também é conosco, são nossos valores e princípios que determinam o quanto será sólida a nossa construção, ou melhor, a nossa vida.

                O próprio Senhor Jesus, no seu mais profundo discurso, o Sermão do Monte, encerra sua pregação de maneira exortativa comparando o homem prudente com o insensato, a diferença básica entre eles consiste em colocar em prática os ensinamentos de Deus. É aquele que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt 7.24).

                Princípios certos levam a lugares corretos, todavia, quando nosso comportamento está embasado em princípios errados o nosso procedimento será equivocado. Por exemplo, o filho que vê o pai mentindo irá crescer acreditando que isso é normal, logo, irá faltar com a verdade. Ora tudo que não procede da verdade é maligno (Mt 5.37). Note, a crença ou princípio errado traz resultados devastadores.

                Infelizmente, muitas avaliações são feitas apenas sob a ótica do resultado, se deu certo tudo bem! Isto é PERIGOSÍSSIMO, não é o FIM que determina se algo está certo ou errado, mas o princípio e a motivação. Senão veja, o bandido comete um assalto e a polícia não o encontra, poderia se dizer que ele obteve o que queria (FIM), logo, que foi bem sucedido. Nada mais enganoso.

                O capitalismo e o pragmatismo declaram que os FINS justificam os MEIOS, ou seja, o mais importante é o resultado, não importando o que se faz e como se faz para chegar lá. Que desastrosa idéia! O saldo pode até ser “positivo” sob o prisma mundano, porém, sempre será NEGATIVO sob a ótica divina.

                É por isso que os princípios e valores nos impulsionarão ou limitarão a fazer o certo. “Os valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentos e das práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido, definem princípios e propósitos valiosos e objetiva fins grandiosos”. [extraído: http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_(filosofia)].

                Há que se destacar também que não são apenas os princípios certos que nos levarão ao bom resultado, pois, além de saber aplicá-los de maneira adequada, precisamos da motivação certa. Deus “manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus” (1 Co 4.5). Neste texto o Apóstolo Paulo é mais enfático quando declara que “ainda que distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1 Co 13.3).

                Assim, PRINCÍPIOS CERTO + MOTIVAÇÃO CORRETA = RESULTADO PLENO.

                Por isso, devemos sempre avaliar nosso comportamento, pensamentos e desejos, o que estamos fazendo, como estamos fazendo, para declararmos graciosamente como o apóstolo dos gentios: “porque de nada me argúi a consciência” (1 Co 4.4).

Pr. Hélder Rodrigues

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI