Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 5
 /  J U L H O  /  2 0 1 2

As quatro faces dos querubins, a face de homem - parte IV
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasi
l

Conforme descrito nas partes I, II e III, Ezequiel viu uma espécie de carrossel extraordinário, quatro anjos postados em quadrilátero, cada qual com quatro asas e quatro rostos, com duas voavam e com duas cobriam o corpo em referência a DEUS que se assenta no trono acima deles. A frente rosto de homem; a direita leão; a esquerda boi e atrás águia.

Os quatro rostos simbolizam os quatro evangelhos de JESUS; Matheus – o leão - foca sua realeza como descendente de Davi - ; Marcos - o boi - sua natureza servo; a águia, por meio do evangelista, João a deidade de JESUS, sua natureza divina; e Lucas, o médico, sua natureza humana, o rosto de homem na visão dos querubins por Ezequiel.

Os parentescos entre JESUS e João Batista e entre Maria e Isabel são descritos no evangelho de João, como sói ocorrer nos relacionamentos humanos, fulano é sobrinho de fulano, primo de ciclano, enfim o enfoque familiar intrínseco ao ser humano.

Todos os evangelhos abarcam cada um desses rasgos característicos do messias – rei, servo, DEUS e homem - , mas em diferentes dosimetrias com um sobressalente.

Em Lucas o JESUS cem por cento DEUS é desvelado como alguém cem por cento homem. Sua natureza humana é o ponto de apoio de Arquimedes sobre o qual DEUS destruiu as obras do Diabo e libertou os que creem, ora nascidos de novo pelo poder do sangue de JESUS mediante o ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

A epístola de I João, capítulo 4, versículos 1 a 3, plasmou a envergadura da derrocada maligna por ter passado pelo que passou como homem, informação que livraria tantos que se fiam em aparições malignas em forma de mulher e outro pelo Diabo e seus anjos, cujo poder é limitado pela incapacidade de citar uma frase que parece simples, mas espiritualmente não é:

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.”
 

JESUS suportou a cruz e as tentações na vulnerabilidade humana, desprovido da posição divina no alto e sublime monte onde DEUS está, e isso para o inferno foi para acabar – Colossenses, capítulo 2, versículos 13 a 15:

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”
 

Glória a DEUS, paz!

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI