Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 9
 /  J U L H O  /  2 0 1 2

Umbigo do mundo
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasi
l

O egoísmo é a dimensão exagerada de si mesmo para mais, uma espécie de crédito abusivo, além do devido, a percepção de ser ou merecer de alguma forma o centro sobre o qual orbita pessoas, recursos e fatos, enfim, o umbigo do mundo.

Nesse cariz, quando se violenta o corpo – a dor física lancinante – e a alma – o psique – o ofendido irrompe em palavras torpes e maldições aos agressores. Essa é a natureza humana.

Em contraponto, após ser ungido com óleo pelo profeta Samuel o ESPÍRITO DE DEUS se apodera de Davi e o diferencia num contexto que, contraditoriamente, principia seu inferno.

Perseguido pelo escol de Israel, os melhores soldados do cruel e degenerado Saul, e odiado pelos inimigos de Israel – ele garoto matara o gigante Golias e pelejara com êxito contra outras nações – era caçado dentro de Israel e persona non grata fora.

Nesse viés segue o Salmo 69, versículos 1 a 5, mas cujo versículo 6, o último aqui em negrito, lhe diferencia: 

“Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.

Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel
.”

DEUS o fizera notório desde que vencera Saul e, distinguido general de Saul, até que este percebeu que ele era o garoto a quem Samuel se referira como aquele a quem DEUS levantaria em seu lugar para reinar sobre Israel, porque por seu pecado DEUS rejeitara Saul.

Ao invés de se vergar a vontade de DEUS a qual era um dos poucos que sabia, resolveu assassinar o sonho de DEUS – Davi – e findou morto pela mão da mais feroz mão inimiga de Israel, os filisteus de onde descendera o gigante Golias.

Até o ocaso de Saul, por quinze aos Davi viveu mergulhado na angustia de quem não sabe se morrerá pela manhã na alvorada, à tarde ou pela noite; se naquele dia chamado hoje ou durante a semana; se por Saul ou pelos inimigos; enfim, angustiado Davi ainda encontrou força para se preocupar que sua tormenta não fosse motivo de vergonha aos que aguaram no SENHOR pelo testemunho dele.

JESUS é a raiz e a geração de Davi; raiz como DEUS porque era antes de Davi; como homem geração, filho de Davi, e na cruz, a mais cruel e dolorosa engenharia de morte criada pelos romanos, JESUS poderia irromper fulminando os sacerdotes que atiçavam a que descesse da cruz, despachando-os ao inferno.

Poderia, mas não o fez. Ninguém tomou JESUS, ele se entregou e singrando oceano inimaginável de dor – quem já teve uma crise de dor dente ou similar pode modular um referencial – intercedeu, pediu a DEUS que não lhes imputasse aquela barbárie.

Esse é JESUS, o “umbigo do mundo”, aquele por meio de quem tudo o que foi feito se fez, o qual por ELE, por meio DELE e para ELE são todas as coisas, cuja essência levou a Davi a se importar pelos outros mesmo na angústia.

Paz!

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI