Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1  0
 /  J U N H O  /  2 0 1 2

DEUS, Jonas e Tears for Fears
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

Jonas é um dos menores e exóticos livros das Escrituras, a história do profeta judeu que recebe chamado de DEUS para pregar contra cidade de Nínive, capital do império assírio, a cerca de 800 Km de Jerusalém, e foi citado por JESUS, o messias.

Ele se dispôs para fugir da presença de DEUS, desceu ao porto de Jope, pagou a passagem num navio e disparou para Társis, cidade na atual Espanha, 3.200 Km de Jerusalém.

Sobreveio da parte de DEUS estranha tempestade que pôs a risco a embarcação, pelo que cada marinheiro clamava conforme sua crença, mas Jonas dormia, assim como JESUS, o filho de DEUS, cem por cento DEUS e cento por cento homem dormiria durante a tempestade no Mar da Galileia. O comandante do navio o espinafrou a que acordasse e também clamasse ao seu DEUS. 

Jonas sabia que sua era a culpa pela morte iminente daquelas vidas presas na ignorância da idolatria, mas covardemente se quedou inerte em contraponto a sua posição como profeta. Profetas assumem responsabilidade, sabem o que DEUS está fazendo e, sobretudo, precisam se posicionar porque portam a solução.

Então, dado o insólito, os marinheiros lançaram sorte para verificar por quem viera aquele mal, a qual caiu sobre Jonas. “Sou hebreu e temo ao DEUS que criou os céus e a terra” disse perguntado sobre quem era e o que fazia. Eles temeram porque lhes dissera que fugia da presença daquele DEUS temível.

“Que faremos contigo para que o mar se aquiete?”, pois se embravecia mais e mais. “Tomai-me e lançai-me ao mar e o mar se aquietará”. A despeito disso, resistiram tentando levar alcançar a terra, mas a fúria ascendente lhes impedia, pelo que oraram a DEUS e o fizeram, e o mar se acalmou.

“Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra -  Mateus 12:39 e 40”, são palavras de JESUS reportando o drama de Jonas como sinal profética daquilo que sobreviria ao FILHO DO HOMEM, JESUS.

Quando se esgotaram as opções, Jonas se posicionou como deveria, como profeta que estava no lugar errado. Jonas estava no barco; DEUS, na ferocidade do mar.

O profeta Amós registrou estas palavras do DEUS altíssimo – Amós, capítulo 4:12:

“Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” 

Certo teólogo afirmou: “se JESUS estiver no inferno, o inferno é céu para mim”, porque a questão não é o lugar, mas a pessoa.

DEUS não estava na segurança do navio, mas nas terríveis ondas, lugar onde preparou um grande peixe para engolir Jonas que, por sua vez, engoliu seu orgulho.

Como na canção “Sowing the seeds of Love” do Tears for Fears, “time to eat all your words, swallow your pride, open your eyes”.

Diante de DEUS é o que resta a fazer.

Paz!

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI