Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 7
 /  J U N H O  /  2 0 1 2

Permissão ao diabo
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

Jó era um homem íntegro, correto, temente a DEUS e que fugia da aparência do mal, além de riquíssimo.

Um dia o diabo se apresenta diante de DEUS o qual menciona com orgulho por sua fidelidade, noutra dicção, o altíssimo contrastou o que era com o que pouco que recebeu comparado ao que diabo recebera.

O livro do profeta Ezequiel menciona pedras preciosas, engastes, uma beleza difícil de imaginar e o maior de todos os privilégios: ver incessantemente a face de DEUS, algo inconcebível à condição humana de Jó, o qual até nunca vira a DEUS.

O diabo redargui que Jó era assim porque DEUS lhe cercara com sebe a ele, sua casa e tudo o que possuía, a saber, porque lhe enriquecera sobremaneira, mas por trás repousava o pano de fundo: Jó não lhe ama, ama o que você lhe dá.

“DEUS é amor” dizem as Escrituras e o Diabo aparentemente atingiu os brios de DEUS, não sei, fato é que DEUS permitiu que o diabo tocasse em tudo o que possuía e, num segundo momento, em sua saúde.

Num só dia todos os filhos morreram e todos os seus bens foram consumidos. Jó rasgou seu manto, rapou a cabeça, lançou-se em terra e adorou: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou, bendito seja o nome do SENHOR” (Jó 1:21).

Em tudo isso não pecou Jó nem atribuiu a DEUS falta alguma. Se DEUS poderia tudo lhe dar; poderia tirar.

Novamente o diabo se apresenta diante de DEUS que menciona a Jó com orgulho, e o diabo retorque, “pele por pele e tudo o que homem tem daria por sua vida, estende porém a mão e toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra a tua face” (Jó 2:5). O diabo sugeriu que DEUS fizesse mas DEUS o lhe entrega Jó pela segunda vez – Jó 1:6: 

“Eis que ele está em teu poder, mas poupa-lhe a vida”. 

A tal ponto chegou a destruição física de Jó que sua mulher vociferou a que amaldiçoasse o seu DEUS – não era o dela – e morresse. Jó a chama de louca, se não recebem o bem do SENHOR, não poderiam também receber o mal?

Os amigos de Jó lhe visitam, tentam lhe impingir a responsabilidade por eventual pecado seu, mas não havia. Repreendem Jó por tentar se justificar e ao final DEUS lhe aparece, descerra um longo e maravilhoso discurso sobre sua majestade e poder e não responde a Jó, mas lhe restituiu duas vezes o que perdera.

Esse texto se refere a alguém que pertencia de corpo, alma e coração a DEUS, alguém guiado por DEUS e não por si mesmo, em cujo trono da existência estava o altíssimo criador dos céus e da terra, enfim, alguém inacessível ao diabo por ausência de soberba – sendo a pior de todas o homem como rei de si mesmo no trono da própria existência - e de entrega ao pecado.

O Diabo em nenhuma das vezes se atreveu a pedir a DEUS tocar em Jó porque sequer havia fundamento para justificar, seria um pedido idiota que ele não se atreveu a fazer, mas DEUS lhe autorizou duas vezes debaixo de um limite e, sobretudo, de um propósito maior...   

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI