Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 8
 /  N O V E M B R O  /  2 0 1 2

 

Cadê a glória do Egito?
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza (*)

Quem já visitou a área interna de uma pirâmide Egípcia e viu o tamanho do vão que acessa ao ápice, pode começar a dimensionar a centelha da glória de uma civilização estonteante, cujo conhecimento científico segue até hoje inalcançado em plenitude.

Como se esmaeceu sua glória? Mas pergunta correta seria quem a esmaeceu.

O nascimento da nação israelita se deu na saída do Egito, Jacó entrou com doze filhos, quatrocentos anos após era uma nação retirada manu militari invisível, a mão de DEUS, e a promessa de que jamais regressariam.

Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho” (Oséias, capítulo 11, versículo 1), o versículo 15 do capítulo 2 do evangelho de Mateus revela que a expressão “do Egito chamei a meu filho” se referia ao que DEUS faria a seu filho, JESUS, tirando do Egito após a morte do rei Herode que procurava matá-lo.

“Egito” nas Escrituras significa lugar de escravidão; Canaã, terra de liberdade acessível tão somente pelo sangue do cordeiro pascal, o sangue de JESUS, porque os judeus no Egito puseram o sangue do cordeiros nos umbrais da porta e foram preservados da morte dos primogênitos que assolou o Egito, no mesmo dia em que partiram para a terra prometida.

Mas o Egito sempre exerceu atração maligna sobre Israel até que o altíssimo tomou esta resolução, conforme aguçada percepção do teólogo PAULO ROGÉRIO DE OLIVEIRA SILVA  – Ezequiel, capítulo 30, versículo 13:

“Assim diz o Senhor DEUS: Também destruirei os ídolos, e farei cessar as imagens de Nofe; e não haverá mais um príncipe da terra do Egito; e porei o temor na terra do Egito.”

“E não haverá mais um príncipe da terra do Egito” era o contraponto a glória do Egito personificada na figura do Faraó, noutra dicção, o Egito nunca reluziria aquele estrondoso resplendor.

De fato, o Egito nunca mais foi sombra da pujança e majestade do tempo dos faraós, contudo, nos últimos dias há uma promessa de DEUS ao Egito - Isaías, capítulo 19, versículos 23 e 24:

“Naquele dia haverá estrada do Egito até à Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios servirão com os assírios. Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra.”

Paz!

(*) O Dr. Bruno Aníball é Advogado, com registro na OAB/DF, estudioso da Bíblia e Presbítero da Igreja Presbiteriana do Lago Sul (IPLS),
além de colunista do Portal Brasil, desde dezembro/2002. Seu e-mail: [email protected].

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI