Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 2
 /  S E T E M B R O  /  2 0 1 2

Rezas repetitivas e o Salmo 23
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza (*)

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes”, são palavras de JESUS registradas em Mateus, capítulo 6, versículo 7.

E as rezas repetitivas? Aliás, é pleonasmo, pois se é reza é repetitiva. Se DEUS já sabe antes de se abrir a boca, para que repetir? E se JESUS ordena aos seus orar sem repetições, porque se apregoam rezas são repetitivas em desacato a JESUS?

O SENHOR é o meu pastor e nada faltará...”, assim começa o mais famoso dos Salmos, o 23, de autoria do rei Davi.

O desconhecido dos que “rezam repetitivamente” – em dissonância ao que ensina JESUS – é que o Salmo 23 é continuação do Salmo 22, “DEUS meu, porque me desamparaste?”. A mesma pena, a mesma tinta e a mesma alma.

A diferença é que essa é a oração que agrada a DEUS porque sincera, de coração, não de repetição vazia.

Davi inicia extravazando o desespero pelo longo Salmo 22. Enquanto se derrama DEUS efetivamente opera na sua alma livre de repetições vazias desconexas da alma.

Ai vem o Salmo 23, o fruto do consolo pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS durante o Salmo 22, acendendo a fé no bom PASTOR.

JESUS ensinou a oração do “Pai nosso” como referencial, jamais vãs repetições nas orações, o que expressando condenou como algo ínsito aos gentios, os desprovidos de intimidade com DEUS.

Rezas repetitivas denotam a falta de intimidade com DEUS e aprisiona porque não permite se conhecer o DEUS que opera durante a oração sincera, por isso DEUS afirmou no Novo Testamento em voz audível aos que circundavam JESUS “este é meu filho, a ele ouvi”.

 DEUS quer a oração do coração, não da repetição, quer a alma – “filho meu, dá-me o teu coração" -, porque o que você dirá ELE já sabe.

Paz.

(*) O Dr. Bruno Aníball, é Advogado com registro na OAB/DF, estudioso da Bíblia e Presbítero da Igreja Presbiteriana do Lago Sul (IPLS),
além de colunista do Portal Brasil, desde dezembro/2002. Seu e-mail: [email protected].

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI