Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 6
 /  S E T E M B R O  /  2 0 1 2

A origem da inigualável riqueza de Salomão
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza (*)

O rico e o pobre se encontram, a um e a outro faz o SENHOR”, são palavras de Salomão, ou seja, quem for, seja o que for, é o que é porque o altíssimo o permitiu ou o fez assim.

E onde entra inigualável riqueza de Salomão, rei de Israel, nisso?

Para se entender, cumpre esclarecer que Israel possuía profetas e sacerdotes, não reis, porque DEUS era o rei de Israel, o que é descrito nas Escrituras como o tempo dos juízes.

Sansão, por exemplo, fui um juiz. Periodicamente DEUS levantava alguns a libertar Israel, e assim o foi até o profeta e juiz Samuel quando pediram a DEUS um rei.

No capítulo 8 de I Samuel DEUS – por intermédio de Samuel – concede que se lhes constituíssem um rei humano, sublinhando o custo e o ônus em contraponto à liberdade e à leveza da monarquia do DEUS altíssimo.

Israel era uma gigantesca “nação-igreja” regida por pastores espirituais levantados pelo Rei de Israel, a saber, por DEUS, daí a estranheza da introdução da estrutura monárquica humana e seus impostos.

Saul foi a primeira experiência real mal sucedida e, o trono, DEUS retirou de sua casa e o entregou a Davi, cujo filho sucessor é Salomão.

Salomão como rei de Israel já era riquíssimo, o que como asseverou em Provérbios, era assim porque DEUS o fizera, mas por que ultrapassou os demais reinos em riqueza e glória?

Um dia DEUS lhe apareceu em sonho – I Reis capítulo 3, versículos 3 a 15:

“E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos."

Salomão como um rei no padrão humano poderia pedir a DEUS aquilo que os reis pediriam. E receberia porque DEUS não volta atrás, mas vela sobre ela para cumpri-la.

Mas o pedido de Salomão a DEUS foi o de um pastor preocupado com suas ovelhas naquela fantástica nação-igreja, justamente ao DEUS que é o bom pastor descrito por seu pai, o grande rei Davi, no maravilhoso Salmo 23.

Eis a lógica, DEUS é riquíssimo, mais do que possa alcançar a imaginação, e, sobretudo, o pastor que se ama de tal maneira o homem a ponto de entregar JESUS, seu filho unigênito, a morrer no lugar dele, oferecendo gratuitamente aos que querem o dom da vida eterna.

DEUS viu no coração de Salomão um espelho do seu coração. A riqueza inigualável foi um mero consectário...

Paz!

(*) O Dr. Bruno Aníball, é Advogado com registro na OAB/DF, estudioso da Bíblia e Presbítero da Igreja Presbiteriana do Lago Sul (IPLS),
além de colunista do Portal Brasil, desde dezembro/2002. Seu e-mail: [email protected].

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI