Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
3 0
 /  S E T E M B R O  /  2 0 1 2

Porque Eva trocou a posição das árvores no Éden
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza (*)

As Escrituras não revelam qual fruta Eva comeu, pode até ser a maçã, mas isso é irrelevante comparada a outra matiz mais sutil e profunda – Gênesis, capítulo 1, versículos 1 a 3:

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.”
 

Ocorre que a árvore que estava no meio do jardim não era a “árvore do conhecimento do bem e do mal”, mas a “árvore da vida”.

A existência da árvore da vida atesta que o homem precisava dela se alimentar, sua centralidade, a importância, noutra dicção, mesmo no jardim da perfeição o homem dependia DEUS, necessitava da “árvore da vida”, enfim, DEUS criou o homem para depender dele.

No versículo 22 do capítulo 3 de Gênesis, após a queda de Adão ao comer a fruta que a mulher lhe dera, o DEUS trino, a TRINDADE conclui que precisava expulsar o homem do jardim para que não estendesse a mão, comesse da árvore da vida e vivesse eternamente.

O homem no Éden dependia de DEUS e isso lhe era segurança e paz, quando comeu da “árvore do conhecimento do bem e do mal” para ser como DEUS, conhecedor do bem e do mal, só conseguiu escolher o mal.

Fato é que Eva errou ao redarguir a serpente trocando a posição das árvores. Talvez isso desvele a gênese da percepção que irromperia na queda.

Infelizmente e aparentemente, Eva se impressionara mais na possibilidade de ser igual a DEUS – pela “árvore do conhecimento do bem e do mal” – do que em depender de DEUS – pela “árvore da vida”.

Provavelmente a “arvore do conhecimento do bem e do mal” estava no centro do coração de Eva; o Diabo percebeu a distorção na centralidade e a enquadrou na sua fraqueza.

O querer ser igual a DEUS, ocupando o lugar de DEUS é a gênese da queda e a mãe da desgraça e de todo horror humano.

No Salmo 131 o grande rei Davi diz a DEUS que como uma criança desmamada se aquieta no colo da mãe, assim era a alma dele para com DEUS.

Essa foi a chave da sua glória e da sua grandeza, por isso o DEUS altíssimo o deu como testemunho e luz aos povos.

Paz!

(*) O Dr. Bruno Aníball, é Advogado com registro na OAB/DF, estudioso da Bíblia e Presbítero da Igreja Presbiteriana do Lago Sul (IPLS),
além de colunista do Portal Brasil, desde dezembro/2002. Seu e-mail: [email protected].

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI