Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6 / F E V E R E I R O / 2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Turismo Rural

Nem todas as pessoas são adeptas do carnaval e muitas viajam nesta época do ano à procura de paz e sossego, longe do barulho, do batuque e do intenso movimento das grandes metrópoles neste período do ano. Em busca de uma melhor qualidade de vida, descanso físico e mental o destino só poderia ser o turismo rural, seja no interior do estado do Rio de janeiro ou em outras regiões do país, como Minas Gerais que tem grandes fazendas. Esta é uma nova modalidade que está ganhando cada vez mais espaço e adeptos, até mesmo porque o Brasil possui um grande potencial turístico.

Se refugiar numa área rural em que se possa desfrutar da ecologia e da preservação do meio ambiente são fatores predominantes para que o turista tenha a grande oportunidade de ter uma vida mais saudável, observando a natureza e aproveitando cada segundo das belas paisagens naturais e de uma alimentação mais saudável. Vivenciar e participar do cotidiano das atividades rurais é uma experiência singular. No turismo rural o viajante deve-se permitir envolver-se com a Mãe natureza. Não tem nada igual, estar em contato direto com a natureza é uma das atividades que todos deveriam praticar, uma vez que proporciona ao indivíduo uma vida mais simplória, longe dos centros urbanos. Respirar puro oxigênio é a verdadeira vida a ser vivida e estar rodeado das coisas mais simples, é que nos traz a verdadeira felicidade.

Permanecer alguns dias é o suficiente para que possamos voltar renovados e aptos a valorizar cada vez mais esta experiência inigualável. Hoje muitas sedes de fazendas do autêntico período colonial têm acolhido várias pessoas; pessoas que vão por mera curiosidade e acabam sempre retornando. Esta alternativa é um incremento ao desenvolvimento das populações rurais. Ao contrário dos que muitos possam pensar, o turismo rural oferece opções de lazer diversificadas. Tudo é muito diferente do turismo tradicional, desde as opções de lazer à gastronomia. Tudo é feito na fazenda como o queijo, as sobremesas são compotas de doces e a comida é feita no forno à lenha, o que a torna mais saborosa. Pratos tipicamente caseiros fazem parte do cardápio.

Interior do Rio Grande do Sul - Turismo Rural. Foto/crédito: Fernando Toscano (www.portalbrasil.net) - Câmera: Canon SX20 IS.De certo que cada fazenda tem suas próprias características, entretanto as atividades e o lazer não se diferenciam tanto. Os passeios geralmente são realizados em charrete, cavalo ou pônei. As caminhadas ecológicas também fazem parte do turismo rural, assim como passeios em cachoeiras, córregos e rios. Quanto às atividades, são inúmeras nesta nova modalidade como, por exemplo, a colheita de frutas, verduras, plantação de sementes e pesca dentre outras mais. É um grande aprendizado até para as crianças terem uma noção básica das atividades interagindo com o meio rural. Para as crianças existe também a típica corrida atrás dos bichos de quintal. Tomar o leite ao pé da vaca é uma experiência enriquecedora e saudável, dormir cedo, despertar com o canto dos pássaros e o ar livre, traz tanto para os adultos como para as crianças uma fonte de energia inesgotável. À noite, tem rodas de músicas para animar e são realizadas com sanfoneiros da região, além também dos contadores de histórias (lendas e histórias do povo local) contando com o sotaque do nosso mais puro e rico caipira. Na verdade não é de se admirar que o turismo rural esteja mais atuante, porque tem por finalidade proporcionar aos turistas experiências que na vida urbana é impossível de vivenciar e ter o grande prazer de atuar e interagir no grande mundo, grande mundo esse que é a Mãe natureza.

O Senador Vital Rêgo (PMDB-PB) anunciou, no dia 23 de janeiro de 2012, que vai propor a realização de um Encontro Nacional de Turismo Rural. O objetivo é divulgar os destinos do interior do Brasil, além de fortalecer a Aviação Regional. “Nós temos que aproveitar esse tempo que temos até os dois grandes eventos que vamos realizar a Copa do Mundo e as Olimpíadas para fortalecer o nosso turismo rural”, disse. O Senador citou como exemplo de potencial turístico do interior do estado da Paraíba, que tem muitos atrativos para turistas brasileiros e até mesmo do exterior. ”A Paraíba tem um litoral belíssimo, mas também tem potencial rural.” O objetivo do encontro é desenvolver a aviação regional, como forma de interligar ainda mais o interior brasileiro. “Para isso vamos debater  a ampliação das rotas já existentes e a adoção de novas rotas, com a participação da ABETAR, que é a Associação Brasileira das Empresas do Transporte Aéreo Regional”.

O turismo rural pode ser destacado no interior do estado do Rio de janeiro, como Valença, Conservatória dentre outros, ou então em Minas Gerais para saborear antes da refeição uma gostosa aguardente, mas o nosso país tem maravilhosas e confortáveis fazendas permitindo ao turista vivenciar uma vida mais prazerosa e saudável.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI