Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  J U L H O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Mês de julho: dicas para uma ótima viagem
Aventure-se no mês de julho - algumas dicas para sua viagem tornar-se inesquecível.
Por Márcia Castro (*) 

Mês de julho, mês das férias! Momento esse propício para viajarmos, ainda mais com esse friozinho gostoso. Descontração é a palavra-chave no momento em que você decide dar uma pequena pausa na rotina e nos problemas do dia a dia que somos obrigados a enfrentar. Muitas vezes lidamos com situações com sorriso nos lábios, quando que a vontade maior é de chorar! Seja sozinho ou com a família a ideia é viajar, e viajar. Não necessariamente ficar muito tempo fora, mas o tempo suficiente para repor as energias. Há muito tempo, li um artigo numa revista em que o título era: “Pelo menos uma vez na vida” e infelizmente desconheço o nome do autor, mas constava uma lista de coisas que pelo menos, uma vez na vida, nós deveríamos fazer. Coisas simples, mas que ficariam na história de nossas vidas e que não são feitas no nosso dia a dia, seja por falta de tempo ou até mesmo coragem. E aqui vai uma dica: por que não viajar sozinho? Sim, viajar e entrar num mundo que seja completamente desconhecido, desconhecido geograficamente, desconhecido na cultura, nos costumes, dentre outras coisas. É de grande aprendizado e várias são as vantagens e jamais pense que possa parecer solitário, ao contrário. O gostinho da liberdade é que nos fascina ao planejarmos esta viagem solo. Já imaginou fazer o que quer e na hora que quer ou simplesmente não fazer nada? Sem dar satisfações a ninguém, a não ser a você mesmo? Acredito que isso não tem preço! Ao viajar sozinho, você é quem fica no comando da situação e permite-se também para pensar na vida, questionar-se, e, se quiser, divertir-se. Toda e qualquer decisão é sua, somente sua. Fazer as refeições sem horários e no momento que quiser. É um momento único onde você aprende a resolver os seus próprios problemas. Caso opte por esta experiência enriquecedora, permita-se a fazer reflexões, questionamentos e conhecer-se melhor, diante de diversas situações que poderão surgir. Liberdade, autoconhecimento e diversão fazem parte de um encontro consigo mesmo. Para aqueles que desejarem ir para o exterior, especificadamente Portugal e Espanha, receberão um SMS com números dos consulados. As prestadoras que aderiram à iniciativa foram: Claro, Oi, Tim e Vivo. Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, a fim de facilitar o contato dos cidadãos brasileiros em casos de emergências. Já, viajar com a família exige um planejamento com certa antecedência, em função das crianças, garantindo, assim, a segurança de todos. É imprescindível que o turista pesquise se no local há um ambiente adequado para recreação, um cardápio infantil e berço / cama-extra sem custo adicional. Além disso, devem ser redobrados os cuidados na estrada e o uso indispensável das cadeirinhas.

                       

Na rodoviária Novo Rio, no Rio de janeiro, 53 câmeras acompanham a movimentação de milhares de passageiros. Ainda assim, o ideal é que os pais não esqueçam a identificação da criança, original ou cópia autenticada, porque em dia de grande movimentação, de 5 a 10 crianças acabam se perdendo. E menores de 12 anos têm que ser identificados para não se perderem no terminal. Nas principais rodoviárias e aeroportos do Brasil procure os veículos cooperativos, com o intuito de garantir uma maior segurança do turista que se decidir por um táxi. O guia online “Viaje Legal”, lançado pelo Ministério do Turismo, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, tem como objetivo orientar os passageiros sobre quais cuidados que devem ser tomados. É um guia de orientação mais interativo, disse o secretário nacional de políticas de Turismo, Paulo André. Este guia este disponível no site do Ministério do Turismo - www.turismo.gov.br.

Algumas dicas para que sua viagem torne-se segura e confortável:

- Faça uma busca no Google antes de viajar e informe-se das condições que o hotel possa proporcionar às crianças.

- Procure não sair de forma, alimente-se de forma saudável, pois nesse frio a tentação é grande, então, procure por frutas e queijo branco acompanhado de sucos no café da manhã, almoce moderadamente, e, uma sopa no jantar, é uma ótima opção.

- Não se deixe "enforcar" no cartão de crédito.

- Se viajar sozinho procure por hospedagens mais baratas, como albergues.

- Caso tenha um animal de estimação procure saber se o hotel pode recebê-los ou se há um local adequado para ele.

- Previna-se levando consigo a sua carteirinha do plano de saúde.

- Certifique-se se há uma boa infraestrutura no hotel para pessoas idosas e se há apartamentos adequados para pessoas especiais - se for o caso.

- E lembre-se:

a) Férias, portanto, não se preocupe com lembrancinhas, pois isso é cansativo e você não relaxa adequadamente.
b)
Ao fazer as malas ou mesmo uma mochila, deixe para trás os seus problemas.

Seja qual for sua opção, viajar sozinho ou com a família, aproveite cada segundo da sua viagem, leia o livro que há tanto está para terminar, coloque em execução seu hobbie, ou simplesmente não faça nada; seja livre, leve e solto, independente do tempo que permanecer fora.

Ame-se! Cuide do seu corpo e da sua mente, portanto se tiver vontade, caminhe ou faça exercícios físicos para liberar as suas energias.

Fotografe cada segundo de sua liberdade e caso queira, compartilhe conosco no site www.portalbrasil.net - Faça de sua viagem algo inesquecível, sem quaisquer preocupações.

E uma boa viagem!

Para quem optar pelo Rio de Janeiro....

- Lembre-se que o Rio o acolherá de braços abertos com a sua beleza exuberante. É realmente uma cidade que encanta e foi, com orgulho, que o carioca, na manhã de domingo do dia 1° de julho de 2012, soube que a cidade recebeu o título de "Patrimônio Cultural da Humanidade" durante a 37ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que ocorreu em São Petesburgo. Entre os locais incluídos no dossiê apresentado à Unesco estão o Morro do Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca, o Aterro do flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana.

Impactos econômicos: A economia só tende a crescer tornando o turismo uma das mais importantes atividades sócio-econômicas permitindo assim a abertura de novas oportunidades para a cidade. “A hotelaria aproveita para se renovar e treinar sua mão de obra para atender a demanda, que cresce a passos largos. Recebemos com orgulho esse título. O sólido calendário de eventos, a bem sucedida política de segurança pública e a exposição positiva na mídia internacional convergem para o excelente momento do turismo na cidade”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado do Rio de Janeiro (ABIH - RJ), Alfredo Lopes.

Certamente que a imagem do Rio de Janeiro fica em destaque, reforçando a cidade como o principal destino internacional para o nosso país. E além disso ainda teremos grandes eventos já programados como o Encontro Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI