Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  M A I O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Inesgotável fonte de lazer e cultura – Turismo cultural

Na matéria anterior, mencionei uma deliciosa viagem através dos tempos em Tiradentes, citando não só esta, mas outras importantes cidades históricas/culturais, como Ouro Preto, Diamantina, Sabará, Mariana, dentre outras, na região de Minas Gerais. Conhecer um patrimônio histórico ou artístico, ou mesmo contemplar uma importante obra de arte, é uma das razões que motiva o turismo cultural e permite que o turista possa interagir lazer e cultura ao mesmo tempo, ampliando assim, o conhecimento sobre o local. Visitar museus, ruínas, projetos arquitetônicos e participações em festas populares e manifestações étnicas estão incluídas nesta nova tipologia e, através desta, muitos locais passaram a resgatar e valorizar sua cultura preservando e instruindo aos turistas a cuidar desse patrimônio.

O turismo cultural fortalece a imagem da diversidade do país no exterior e o teatro também tem grande influência no turismo cultural, de notável atividade artística. Em 27 de março de 1961 Paris recebeu o famoso Teatro das Nações, feito pelo Instituto Internacional do Teatro, e, desde então, a data passou a ser comemorada como o Dia Mundial do Teatro, pois a inauguração foi um grande marco. Fato é que o Brasil é um país de grande riqueza para o turismo cultural, visto que o maior teatro a céu aberto do mundo fica em Pernambuco. Nova Jerusalém é uma mega construção constituída por nove palcos, em uma área de 100 mil m². Esse teatro ao ar livre encanta turistas de toda a parte pela estrutura e semelhança com a Judéia dos tempos da dominação romana. Os festejos juninos no Norte e Nordeste também são de grande atração turística, não só para o turismo interno, como também para turistas estrangeiros interessados nas manifestações culturais brasileiras. Esta interação é de grande enriquecimento tanto no âmbito pessoal quanto cultural.

                   

No Rio Grande do Sul temos o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em que a dança, culinária, folclore e música são instrumentos de grande importância, preservados pela cultura gaúcha e divulgados por todo o país. Para o turista que está em busca de sossego juntamente com cultura e prazer, um exemplo a citar é a cidade de Paraty – município no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro. Seus casarões seculares dão um verdadeiro charme às ruelas da cidade, internacionalmente conhecida não só pelas suas riquezas naturais, mas também pelo rico acervo histórico cultural e pela variedade de opções de passeios e eventos que a cidade proporciona. Diversos são os eventos no mês de maio como a Festa do Divino Espírito Santo, Festival do Camarão, dentre outras festividades que a cidade oferece. Um dado curioso é que a cachaça teve um papel fundamental na história de Paraty. A fabricação iniciou-se no século XVII, e em 1820 já existiam mais de 150 alambiques. Utilizada como moeda de troca no tráfico de escravos, a cidade tornou-se um dos maiores produtores do Brasil. Eventos principais que ocorrem na cidade são: Encontro de Cultura Caiçara - tornou-se parte do calendário da prefeitura em 2005. Apresenta uma verdadeira síntese das principais manifestações da cultura caiçara no município, nas áreas de artesanato, música, dança e culinária abordando ainda a produção da cachaça; Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) - criada em 2003; e o Festival da Pinga - criada em 1982 pela Associação Comercial e Industrial de Paraty – um dos mais antigos festivais a essa bebida genuinamente brasileira, além da Mostra de Teatro de Rua e Festival de Gastronomia. Sendo assim, a natureza bela, a história e a cultura fazem de Paraty um destino de referência para o turismo cultural no Brasil e no mundo.

                   

O Brasil é um país rico, como mencionei anteriormente, em patrimônios culturais espalhados por todo o país, de norte a sul, com seus 512 anos de história e colonização diversificada, o que permite uma grande demanda de turistas estrangeiros e assim fortalecendo cada vez mais sua imagem no exterior.        

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI