Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Viagem a quatro rodas
Por Márcia Castro (*)

Final de ano chegando, e o único pensamento são nas férias e nos feriados. Estamos cansados e o que mais precisamos é repor as nossas energias. E passear, tirar férias, mesmo que sejam por três ou quatro dias, vale a pena. Afinal, o ano está terminando e precisamos entrar em 2013 com mais vitalidade e energia. Foi então, que surgiu a ideia de mencionar sobre a liberdade de deslocamento que o turista dispõe ao locar um veículo, não só no Brasil, mas em todo o mundo, como também algumas dicas para locar o veículo. Além da liberdade, existem fatores como o conforto, ganho de tempo e agilidade – itens que favorecem a pessoa a locar um veículo de forma a tornar sua viagem mais primorosa e confortável. O processo de locação é um veículo sob medida para o perfil do viajante.

Deseja comodidade?  Alugue um veículo, serviço este indispensável para curtir a viagem com sua família. Ao locar precisamos pesquisar por preços e qualidade, além de verificar as reais necessidades referentes ao tipo de veículo a ser locado, se necessita de veículos grandes, pequenos, passeio ou comercial.

Antes de tudo é preciso que procure uma locadora antecipadamente, pois além de analisar as vantagens daquela o viajante não corre o risco de não ter o veículo desejado. Portanto, alugue em metrópoles bem planejadas, onde há grandes avenidas e vagas para estacionar.

O uso do GPS é indispensável, facilitando assim, a viagem de modo que possa averiguar de forma simples os restaurantes, lojas e atrações turísticas. No caso de haver criança no planejamento da viagem, é necessário que reserve na locadora com antecedência.

O veículo locado pode ser devolvido em outra cidade e existem locadoras que cobram esta taxa de retorno. E também é preciso esclarecer que para quem desejar aventurar-se e vivenciar deliciosas sensações de liberdade plena que o turista deverá encher o tanque antes de devolver o carro, a menos que aceite pagar o preço do combustível cobrado pelas locadoras – em geral 50% mais caro que nos postos.

Procure optar pelo seguro total. Gasta mais, mas não corre nenhum risco. E em caso de multa a locadora debitará do seu cartão de crédito.

A idade mínima é 21 anos podendo chegar a 25 anos em alguns países. Eis a lista de alguns países com a direção invertida, ou seja, de mão inglesa: Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Hong Kong, Cingapura, Bangladesh, Índia, Paquistão, Malásia, Tailândia, Indonésia, Nepal, Timor leste, Barbados, Trinidad e Tobago, Guiana e Suriname. Nossa carteira de motorista é aceita nos países em que a mão de direção é invertida, mas isso não significa que possa sair despreocupadamente. A atenção é extrema, a fim de evitar acidentes e algumas locadoras até recomendam treinar um pouco nas suas imediações ao retirar o carro, antes de encarar o trânsito de verdade.

Para os aventureiros, recomendo o fly & drive – pacotes vendidos por operadoras que incluem passagem aérea e aluguel do carro – sem hotel.

Já imaginou em sair por aí, dirigindo sem um roteiro definido, parando para dormir cada dia em um lugar diferente? Não existe nada melhor... Ainda mais quando se deseja conhecer profundamente a cultura local. Esta é a maneira mais deliciosa quando o desejo único é de explorar o local escolhido e sentir o gostinho da liberdade com total segurança. Aventure-se!

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI