Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  O U T U B R O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Tudo pela fé
Por Márcia Castro (*) 

Não podemos relacionar turismo somente ao prazer e lazer. O turismo religioso é também de suma importância para a atividade turística e também responsável pelo grande número de fieis, que vem crescendo a olhos vistos. Não importa o tempo, chova ou faça sol, o importante é a fé, fé e esperança que trazemos dentro de cada um de nós.

São milhares de fieis que se propõem a deslocar-se de um local para outro e/ou país que proporcionam esta demanda não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Não importa a religião, pois todas nos levam a Deus. Seja a Evangélica, a Espírita, enfim, todas nos levam a Ele, somente Ele.

Todos nós queremos e ansiamos procurar um local onde possamos encontrar a paz, a esperança, tendo como única finalidade estar mais próximo Dele. Seja qual for o local. Existem aqueles que preferem as igrejas, outros buscam na natureza, não existe uma regra para tal.

“Vinde a mim os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei” - Jesus Cristo.

Nos dias atuais diante de tantas injustiças, sofrimentos, dores físicas e emocionais e tantos outros problemas o homem está procurando cada vez mais louvar a Deus. A peregrinação e romarias fazem parte do perfil do turista religioso. Cada vez mais sendo explorada esta modalidade em busca da paz interior, agradecer uma graça alcançada ou mesmo fazer pedidos através de romarias, esta demanda só faz aumentar a economia local. Este mundo turbulento que vivenciamos induz o ser humano à procura da fé e da paz através da religião. Crença, humildade e caridade são fundamentais para o crescimento do setor turístico. O número de turistas movidos pela fé é um fator predominante na geração de recursos em todo o mundo. A Jornada da Juventude em 2013 é um evento que só vem comprovar a importância do turismo na religião e também o grande número de fieis.

Fé, palavra monossílaba, pequena, mas tão grandiosa e a única capaz de tornar o homem mais forte, com forças para suportar, superar ou mesmo solucionar os problemas dos quais Deus é capaz de dar um consolo para que assim possamos prosseguir aqui na Terra. Cada qual com a sua missão.

O turismo religioso está ligado não só ao calendário, mas também a acontecimentos religiosos das localidades receptoras, envolvendo assim, negócios, empreendimentos, lucros e geração de emprego e renda.

Turismo como um todo, é uma atividade que está no topo da Economia Mundial. Por toda a Europa, são diversas as atrações. Locais como Fátima, em Portugal; Santiago de Compostela, na Espanha, Lourdes, na França, Jerusalém (Israel) e Vaticano, na Itália, dentre outras.

Agradecer preces atendidas, pagar penitências e homenagear uma figura sacra, como santa e padroeira fazem parte do turismo religioso.

“Sigo a luz, no mistério me abandono e me deixo envolver, mesmo quando o sofrimento se derrama sobre mim. Na ausência de respostas eu procuro compreender, há razões que só a fé pode entender”. Padre Fábio de Melo.

Neste feriado de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, significa grande lotação na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. O santuário aguarda cerca de 300 mil pessoas durante todo o feriadão. A demanda é maior no feriado, entretanto, a cidade tem grande movimento durante todos os dias do ano.

Aqui, nada mais é que uma passagem da qual temos o dever de viver da melhor possível. Naturalmente, que somos humanos e pecamos a todo instante, pecamos por atos, por pensamentos e por palavras. Que a caridade e humildade sejam nossas companheiras para com aqueles que necessitam. Nós somos responsáveis por um mundo melhor, que sejamos solidários e que a fé predomine em nossos corações. Que possamos perdoar e amar e que nos tornemos pessoas melhores diante de Deus. Que tenhamos a capacidade de compreender e aceitar aquilo que não podemos modificar.

O que conta na verdade é a comunhão e confiança em Deus.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI