Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Asas e raízes
Por Márcia Castro (*)

Feriado chegando e muitos brasileiros estarão com o pé na estrada dentro de poucos dias, com o objetivo único de aproveitar ao máximo estes dias. Não existe nada melhor que umas pequenas férias durante o ano para que possamos repor nossas energias. Extremamente necessário, uma vez que estamos exaustos, cansados da rotina que nos é imposta no dia a dia, sem falar das grandes filas que enfrentamos nos bancos, supermercados, farmácias e o trânsito tumultuado das metrópoles brasileiras.

Isto tudo acaba enfastiando o homem. No dia a dia já são tantas as cobranças e preocupações, tanto do lado pessoal como profissional... Enfatizo aqui a grande necessidade de o homem viajar no decorrer do ano, mesmo que o feriado seja pequeno. Vale à pena conhecer, descobrir cada cantinho do nosso país. São inúmeras regiões que devem ser conhecidas e não é preciso ir muito longe. Para aqueles que já estão com a sua viagem programada, meus parabéns e para os indecisos, aconselho a fazer uma busca na internet que encontrará diversos roteiros e, com toda certeza, diria até surpreso, tal a infinidade de cidades interessantes a serem visitadas sob o ponto de vista turístico e do bolso do viajante também. O importante é que pesquise com calma não só o local a ser visitado, como também da infraestrutura oferecida no hotel. Acredito que o mais excitante de uma viagem seja rumo ao desconhecido. Aí é que está a magia de viajar. Sentir cheiros diferentes, lugares exóticos, fazem parte do sonho de cada um de nós. Todos nós sonhamos com locais assim, mas nem sempre é possível ir ao encontro deles. O turismo é uma atividade extremamente enriquecedora do ponto de vista sócio-econômico-cultural além, é claro, de permitir uma interação maior com outros povos. Entrar na cultura local é fascinante. E depois, seja o período longo ou curto, o melhor da viagem é o retorno para casa. Sim, porque reclamamos bastante, mas quando estamos de volta ao lar, chegamos até a sentir saudades do nosso travesseiro, e quiçá da rotina também. Alguém já ouviu falar que o ser humano nunca está satisfeito? É verdade. Estamos ansiosos, loucos para fugir da vida que levamos, aí aparece o feriado tão esperado, tão aguardado e então, mergulhamos de cabeça na viagem tão comentada. Já no caminho de volta para casa, o que mais ansiamos é por um banho e cama, na nossa cama de casa. Sentimos falta da nossa casa e dos nossos problemas. É a eterna insatisfação do homem.

É ter também o prazer de voltar ao nosso lar, com luxo ou não, o que queremos mesmo é a nossa casa. A viagem é tal qual a vida, digo no sentido de grande aprendizado. Sim, são as ferramentas básicas, somos aprendizes da vida e da viagem. A viagem nos proporciona cultura e lazer, assim como a vida. É através da viagem que aprendemos de tudo um pouco, das paisagens a Geografia, das pessoas, as amizades a Sociologia, dos desejos a Economia e dos Patrimônios Históricos a Cultura. Já na vida, somos também ainda aprendizes, qualquer idade que tenha o ser humano, jamais poderá dizer que é completamente experiente da vida, nós somos sim, ainda aprendizes da vida. Estamos sempre aprendendo, em evolução. É investimento aplicar o dinheiro numa viagem. Explorar uma região, cidade ou país nunca antes vista são momentos de lazer e aprendizado que o turismo e a vida têm a nos oferecer e que são de grande valia. Fica um pouco difícil não fazer uma metáfora da vida e da viagem - são grandes os ensinamentos! Na vida, porque nascemos já viajantes, primeiro dentro do útero materno, que é morno e protegido e depois continua como um eterno viajante, rumo ao desconhecido, passando por fases que são completamente novas e devemos manter certa postura rumo ao desconhecido. À medida que crescemos passamos por etapas que nos são completamente desconhecidas. A vida é uma viagem. Aos poucos vamos descobrindo os prazeres, o que gostamos ou não. Assim aprendemos a fazer nossas escolhas, tal qual a viagem. Nós que escolhemos para onde ir, qual o destino a conhecer. Na vida é importante estarmos atentos, tal qual a viagem. Afinal, como disse Goethe: Sábio é aquele que consegue criar asas para seu uso.

Não perca seu tempo, faça valer a pena conhecer e explorar seu lugar tão querido. "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso cante, dance, chore e viva intensamente antes que a cortina se feche" (Charles Chaplin). Será que alguém já pensou quantos artistas escultores, pintores, homens de grande sensibilidade artística e talentos, tiveram que trabalhar arduamente para que essas importantes igrejas fizessem parte do patrimônio Histórico Social? Ao visitarmos uma igreja, dificilmente pensamos naqueles que a construíram com tanto suor e amor ao trabalho. Não falo só de igrejas, mas de monumentos e de tudo mais relacionado à arte.

O destino? Este fica a critério do perfil de cada viajante, desde que torne a viagem prazerosa. Temos uma infinidade de destinos aqui e opções também para aqueles que desejam ir para o exterior.

Que este 7 de setembro seja lembrado também historicamente. Para nós brasileiros patriotas e para todos que contribuíram para que o Brasil desse certo. Refiro-me a D. Pedro I, que proclamou a independência do Brasil, que tanto amou nossa terra, e também a José Bonifácio, que ficou encarregado da educação de D. Pedro II, cuja filha, a Princesa Isabel, no dia 13 de maio, aboliu para sempre a escravidão negra no Brasil.

O desfile cívico-militar é parte das festividades que marcam esta data.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI