Informação e transformação, por Denise Rodrigues do Amaral, colunista de Business & Life Coaching no www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  A G O S T O  /  2 0 1 3

 

Informação e transformação
Por Denise Amaral (*)
 

O desenvolvimento das comunicações provocou uma verdadeira revolução no conhecimento. Temos acesso imediato a qualquer assunto que alguém, em qualquer parte do mundo, esteja pesquisando, desenvolvendo e descobrindo. Temos acesso às novas ideias que vão surgindo, e a novos usos para recursos que já existiam. Cada um de nós é capaz de construir sobre o sucesso de outros, fazendo com que a humanidade cresça com grande rapidez e com muitos benefícios.

A informação se tornou um recurso valioso, um instrumento indispensável. Ela define o lugar onde estamos na sociedade, e nos permite partir em direção aos nossos objetivos. A informação nos posiciona e nos orienta, inspira nossos desejos e indica os passos que devemos dar para realiza-los. Mas para que o crescimento seja efetivo, e reais as nossas conquistas, precisamos fazer com que a informação traga a transformação.

Não adianta saber que há formas melhores de fazer alguma coisa se não as colocamos em prática; apesar de as mudanças serem sempre difíceis e exigirem um certo esforço de nossa parte, elas são possíveis e necessárias para que possamos crescer e abraçar o futuro com todas as suas oportunidades.

Hábitos antigos formam uma espécie de “trilha” em nosso cérebro, e nós o percorremos a cada dia sem nem mesmo ter que pensar a respeito. É como o caminho que tomamos para o trabalho, ou para buscar as crianças na escola... Saímos de um ponto e chegamos ao outro mesmo que nossos pensamentos estejam em outro lugar. Se tivermos que fazer um desvio, algum dia, teremos que prestar atenção. Da mesma forma, se trabalhamos no décimo andar de um prédio durante muito tempo, e depois nos mudamos para o sexto andar, com certeza entraremos muitas vezes no elevador e apertaremos o botão com o número dez, automaticamente.

Há estudos que comprovam que, se repetirmos um gesto durante vinte e um dia consecutivos, ele se torna um hábito, e passa a fazer parte de nosso cotidiano sem requerer de nós nenhuma atenção extra ou esforço especial. Isso acontece sejam eles bons ou ruins! O que significa que podemos criar uma rotina boa e positiva que nos torne pessoas melhores, e faça com que nossos dias sejam mais felizes e a convivência conosco mais agradável.

O hábito de receber notícias ruins pelo jornal ou pela televisão faz com que fiquemos mais deprimidos e pessimistas. É, no entanto, um hábito muito comum. Se criarmos algum hábito bom – do tipo procurar coisas boas que estão acontecendo ao nosso redor - podemos contrabalançar o sentimento negativo com uma dose diária de alegria e otimismo! Pode ser difícil no início. Afinal, as notícias ruins estão por toda parte... Mas depois de 21 dias tentando, quem sabe não fica mais fácil?

No nosso trabalho também. Adotar técnicas mais modernas, utilizar recursos melhores, aumentar a qualidade dos serviços que prestamos. Pode ser que tenhamos clientes mesmo fazendo o que fazemos da forma que sempre fizemos. Mas imagine só como podemos crescer! E como podemos servir melhor! E fazer parte de uma geração melhor!

A rotina pode trazer conforto, mas a transformação traz satisfação e realização pessoal.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI