Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 3

 

Boas razões para mudar
Por Denise Amaral (*)
 

Acontece de entrarmos em “piloto automático” em nossa vida, acostumados que estamos a certas rotinas, boas ou não. Mas criamos uma zona de conforto à qual nos adaptamos, e o tempo vai passando sem que paremos para analisar se aquela situação é mesmo positiva ou se existe uma chance de melhorar. Dessa forma, se de um lado não enfrentamos o desconforto de uma grande reorganização, por outro não aproveitamos todas as boas oportunidades que o mundo nos oferece.

Mudar significa reaprender, readaptar-se, utilizar uma parte do cérebro que estava convenientemente “latente”, e reenergizar todo o nosso ser – em outras palavras, significa rejuvenescer! Pesquisas científicas comprovam que o cérebro refaz seus caminhos, reconstrói ligações perdidas por doenças ou acidentes, e que se desenvolve ao longo de toda a nossa vida. Outros órgãos do corpo humano permanecem inalterados ao longo dos anos, mas o cérebro tem a capacidade de se desenvolver sempre – seja qual for sua idade, você pode aprender novos idiomas, pode aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em qualquer área, pode aprender a tocar um instrumento, pode exercitar e aprimorar sua memória – as possibilidades são infinitas! E como o cérebro tem grande poder sobre o corpo, começar um novo tipo de exercício, mudar o estilo de vida, os hábitos alimentares e consequentemente diminuir as medidas e aumentar a disposição são outras possibilidades muito atraentes.

Podemos inaugurar uma nova fase em nossas vidas a qualquer momento. Inspirados por alguma ideia, algum exemplo, algum acontecimento... Qualquer coisa pode servir de inspiração. Mas para que isso acontece, é preciso sair dessa nossa zona de conforto – pelo menos com nossos olhos, com nossos ouvidos, com nossos corações. Podemos estar tranquilamente adaptados à nossa rotina, mas não podemos nos fechar ao mundo e aos fatos impressionantes que marcam o passar do tempo. Muitas pesquisas, muitas conquistas, muitos milagres estão por toda parte, para quem quiser ver. E vários deles poderão tocá-lo profundamente!

Muitos medos com os quais convivemos por tempos imemoriais podem estar nos impedindo de aproveitar momentos alegres, conhecer novas pessoas, alcançar novos patamares, fazer novas conquistas. Medos que estão apenas em nossa mente, e que fazem com que um mundo extremamente atraente e convidativo se transforme, para nós e para nós apenas, em um monstro de inimagináveis proporções. Nós nos escondemos das oportunidades e nos privamos de um futuro brilhante simplesmente porque, em algum momento em nosso passado, decidimos frear em um ponto qualquer de nosso desenvolvimento. Colocamos barreiras e limites que só existem em nossa imaginação, e acabamos por sabotar nosso próprio crescimento.

O fato de não estarmos exatamente parados no tempo, mas caminhando a um passo lento e constante, nos dá uma falsa impressão. Pois poderíamos estar a uma velocidade muito maior, sem qualquer dificuldade. Poderíamos estar enxergando mais claro e mais longe, poderíamos estar vendo novos caminhos e desvendando novos horizontes. Fomos criados com um grande potencial e não podemos desperdiçá-lo apenas porque nos acomodamos a uma marcha lenta.

As pessoas que nos ultrapassam não são melhores do que nós – apenas fizeram escolhas diferentes.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI