Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 3

 

A revolução do bem estar
Por Denise Amaral (*)
 

Sentir-se bem deixou de ser uma autoindulgência para tornar-se parte do planejamento financeiro das pessoas – investir em um estilo de vida mais saudável implica em menos gastos com medicamentos e com doenças no futuro.

A indústria do bem-estar cresce a cada dia, e abrange produtos e serviços dedicados ao corpo, à mente, ao espírito, com o objetivo comum de proporcionar uma vida equilibrada, e evitar ou mesmo eliminar situações que coloquem em risco a saúde e o desempenho das pessoas em suas atividades normais.

Sentir-se bem, ter energia para trabalhar, e uma aparência de quem está disposto e plenamente capaz de enfrentar desafios é um recurso importante no mercado de trabalho atualmente. Por que contratar uma pessoa estressada, nervosa, e prestes a ter uma crise, quando podemos escolher alguém equilibrado e tranquilo, que demonstra serenidade diante das crises e pleno domínio de suas emoções quando tem que tomar decisões importantes?

Um profissional qualificado precisa não apenas de recursos técnicos e bagagem intelectual, mas de um corpo e uma mente capazes de utiliza-los com sabedoria e discernimento. O stress é responsável por uma porcentagem altíssima dos problemas que afetam os profissionais, levando-os a procurar auxílio médico, afastando-os de seu trabalho e afetando negativamente a produtividade da empresa. As pessoas precisam cuidar de seu bem estar físico e emocional para poderem arcar com suas responsabilidades profissionais de forma constante e equilibrada.

Empresas que investem em programas de bem estar para seus funcionários estão investindo em sua própria produtividade e em seu padrão de qualidade – mas não basta fornecer informações sobre a necessidade de se ter uma vida saudável, uma alimentação balanceada, consumo de calorias de boa qualidade e quantidade adequada, fazer exercícios físicos, dedicar tempo à família, a um hobby, aos amigos... Isso todos já sabem. O importante é mostrar às pessoas que este é um objetivo tangível, e fornecer o caminho, passo a passo, de como alcançá-lo.

O que significa, na prática, comer bem? Qual é a dieta adequada para o meu peso, minha idade, meu tipo físico, meu trabalho? Que tipo de atividade física atende minhas necessidades e se encaixa em meu horário de trabalho? E quais são, exatamente, as minhas necessidades, considerando as responsabilidades que tenho, a vida que levo, os desafios que enfrento e aquilo que quero conquistar em minha vida familiar/social/profissional?

O genérico todos nós já conhecemos – está nas revistas, na televisão, nas palestras da empresa, nos conselhos dos amigos, nos comentários do chefe e dos colegas. Mas o específico... Este requer uma atenção especial.

Pessoas equilibradas são mais felizes, trabalham melhor, produzem mais e sabem lidar com problemas de forma positiva, criativa e construtiva. Quando corpo e mente estão trabalhando em harmonia os estímulos exteriores não são mais uma ameaça ao funcionamento do sistema.

Muitos problemas podem ser evitados. Antecipar-se a eles e preveni-los é um capítulo fundamental de qualquer história de sucesso.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI