Expectativas, por Denise Rodrigues do Amaral, colunista de Business & Life Coaching no www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J U N H O  /  2 0 1 3

 

Expectativas
Por Denise Amaral (*)

Liderar pressupõe levar cada pessoa de sua equipe a dar o melhor de si mesma, trabalhando em conjunto com os demais, atuando de acordo com uma estratégia comum, em busca de um resultado específico. Para o líder, pode ser muito fácil visualizar este quadro como um todo, sem perder nenhum detalhe da cada pequena parte ou etapa do processo. Mas esta característica não é privilégio de todos.

Há profissionais extremamente capazes dentro de sua área de atuação, mas que não conseguem entender as outras etapas do trabalho. Considerando longos e intrincados processos, que abrangem áreas distintas como desenvolvimento de produto, produção, distribuição, marketing, é fácil entender o porquê. Seria muito bom se todos compreendessem um pouco de tudo, de forma a fazer sempre uma ligação entre cada passo – pouparia tempo e recursos. Mas não acontece com a frequência que a eficiência gostaria.

Uma forma de resolver, ou pelo menos minimizar este problema, é deixar muito claro para cada profissional envolvido exatamente aquilo que se espera dele. Dizer que se espera “o melhor” é louvável, mas muito vago – nem todos conseguem determinar precisamente o que devem fazer, e como, e em que ritmo, para que sua atuação seja considerada “a melhor” possível naquele momento.

Liderar um grupo para o sucesso requer um plano de ação. Saber onde começa, por onde passa, quais os obstáculos do caminho, aonde se quer chegar, e em que condições. O objetivo tem que ser claro, o caminho tem que ser claro, e o papel de cada um deve ser claro. A partir deste desenho, é necessário mostrar a cada pessoa qual será a sua posição, quais dos seus talentos e dos seus conhecimentos deverão ser utilizados naquele projeto, e exatamente como ela deve proceder. Assim, com objetivos manifestos e expectativas bem determinadas, pode-se verificar o que foi feito, o que falta ser feito, e fica possível apresentar um trabalho dentro do mais alto padrão de qualidade. Este, somado ao outros, vai determinar um resultado excelente.

Para aqueles capazes de visualizar o todo, pode parecer que os detalhes ao longo do caminho são simples, óbvios, e que não há espaço para erro. Triste engano! E perigoso para o bom andamento de qualquer projeto. A forma de enxergar e analisar um problema varia de pessoa para pessoa, de acordo com suas experiências, e as respostas para uma mesma pergunta podem ser extremamente diferentes. Se você perguntar para diversas pessoas quanto tempo leva para chegar de um ponto a outro da cidade, vai obter respostas diferentes, pois uma está acostumada a usar o carro, outra vai de motocicleta, outra a pé, outra de ônibus, outra de metrô... E para cada uma delas a resposta vai ser a mais óbvia, sem sombra de dúvida!

Gerenciar bem um projeto pressupõe determinar detalhadamente cada etapa, solicitando a participação específica de cada um – sem receio de parecer repetitivo, ou de estar menosprezando a capacidade das pessoas de tomar a decisão certa. Pois uma decisão pode estar certa em sua essência, mas naquele caso específico pode não ser adequada ou a mais eficiente.

O bom profissional não gosta de errar, nem de perder tempo. Quanto mais informação tiver sobre aquilo que se espera dele, mais eficiente será, e mais rápidas serão as suas respostas. E com maior rapidez e eficiência se alcançará o resultado final do trabalho.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI