A essência do sucesso, por Denise Rodrigues do Amaral, colunista de Business & Life Coaching no www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 3

 

A essência do sucesso
Por Denise Amaral (*)

O ator Ashton Kutcher criou polêmica na entrega do Teen Choice Awards, quando disse que fama é uma “porcaria”. Depois explicou, em outra oportunidade, que acha que muitos dos jovens de hoje querem apenas ser famosos, sem se preocupar em fazer alguma coisa, ou construir alguma coisa, ou criar algo novo.

A máquina da propaganda que trabalha incansavelmente para divulgar a imagem das “celebridades” não se preocupa em mostrar que por trás do sucesso há muito esforço, trabalho e criatividade. A fama vazia, fabricada, não é apenas passageira como não realiza a pessoa, nem como ser humano, nem como profissional.

É claro que o reconhecimento é bom, e sempre bem-vindo. Mas ele tem o peso de um trabalho realizado, de uma obra finalizada, de um projeto promissor, de uma ideia que tem grande potencial de melhorar o mundo, ou ao menos alguma parte dele.

Grandes projetos, que envolvem o talento e o trabalho de muita gente, liderados por pessoas que têm uma preocupação genuína com aqueles que estão atuando ao seu lado, são aqueles com maior potencial de sucesso – e a fama, é claro, acontece como resultado natural. São como as flores de uma cerejeira. Lindas! Mas a árvore foi plantada, cuidada, e ainda dará frutos e estes frutos são o seu objetivo real. As flores são um presente a mais, uma recompensa extra por todo o tempo, amor e energia colocados naquela planta para que brotasse, crescesse, resistisse ao sol dos verões e ao frio dos invernos.

Quando a preocupação com a aparência supera o cuidado com o que é realmente essencial, os resultados são vazios e não remetem a nenhum tipo de progresso. Seguir uma carreira pelo dinheiro que pode gerar ou pela fama que pode proporcionar condena as pessoas à frustração, pois todo trabalho requer esforço, toda profissão tem sua parcela de sacrifício que não aparece, mas que exige a entrega e o empenho de cada profissional que opta por segui-la.

Um membro do Cirque de Soleil disse certa vez que, quando os artistas estão treinando, eles devem se lembrar de que a plateia quer ver o movimento, e não o esforço que está por trás dele. Por esta razão, eles se apresentam sempre com um sorriso, o que adiciona magia à beleza do espetáculo, e não deixam transparecer a força que estão fazendo, os longos treinos e inúmeros ensaios, os erros e acidentes que aconteceram ao longo do caminho, o sacrifício, o cansaço, as longas horas de trabalho, as coisas de que tiveram que abrir mão para poderem estar ali... O público enxerga somente movimentos sincronizados e uma apresentação perfeita.

Ao observar apenas a aparência externa, as pessoas são levadas a fazer escolhas erradas baseadas em impressões superficiais. A vida exige mais do que isso. A realização pessoal requer um pouco mais de cuidado, um pouco mais de atenção ao que existe de real por trás do imaginário popular. A maturidade vem com o tempo, mas depende também da capacidade de observar o que está acontecendo à nossa volta, de identificar e antecipar as consequências de cada passo dado, de cada decisão tomada, até mesmo de cada opinião exteriorizada. É preciso pensar antes de falar, meditar antes de decidir, ponderar antes de tomar uma decisão que vai determinar mudanças em nosso caminho e no de outras pessoas. Nem sempre a ideia mais charmosa é também a mais adequada. Nem sempre a estrada mais florida e iluminada é aquela que nos leva à verdadeira felicidade.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI