Escolha suas batalhas, por Denise Rodrigues do Amaral, colunista de Business & Life Coaching no www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  O U T U B R O  /  2 0 1 3

 

Escolha suas batalhas
Por Denise Amaral (*)

Quem não gosta de vencer em uma discussão, ou ver seu ponto de vista sobrepor-se aos demais? Ou conseguir que as coisas sejam feitas do seu jeito, mesmo contra a vontade dos demais?

Há ambientes em que é fácil exercer a liderança, mas até mesmo os líderes natos encontram situações em que têm que lutar pela dianteira na tomada de decisões. O diretor de uma empresa está acostumado a ver suas ordens sendo obedecidas, suas opiniões sendo seguidas e suas estratégias sendo aplicadas. Mas em uma reunião de diretores, por exemplo, todos estão em um mesmo patamar, e sobressair-se fica um pouquinho mais complicado.

Quando não se pode ganhar sempre, o ideal é escolher algumas batalhas, e dedicar-se a vencê-las. Pois brigar por tudo o tempo todo pode ser frustrante, além de emocionalmente muito desgastante.

A pessoa que está sempre querendo impor sua opinião e sua vontade pode criar um desconforto capaz de levar os outros a contradizê-la apenas pelo prazer de não deixá-la vencer o tempo todo. Cria uma animosidade que dificulta o convívio e que cria problemas absolutamente desnecessários. Seja qual for o tipo de relação entre os indivíduos, ele deve ser equilibrado, e todos devem ter a sensação de estar ganhando um pouco com a situação que estão vivendo. Quando o relacionamento se torna unilateral, e só um dos lados se beneficia, ele tende a sofrer um desgaste contínuo até perder completamente o sentido.

Ouvir o que os demais têm a dizer, respeitar a opinião alheia e aceitar decisões que diferem da sua é uma maneira de garantir que a relação possa crescer e se aprimorar. Por isso é importante escolher muito bem as suas batalhas.

Isso quer dizer que, já que você não pode ganhar sempre, deve estabelecer com muita clareza em sua mente quais os pontos que você pode relevar, e quais aqueles dos quais não pode abrir mão de maneira nenhuma. E por estes últimos você vai brigar.

Já que não poderão ser muitos, escolha os mais importantes, ou seja, aqueles que dizem respeito a verdades indiscutíveis e critérios inabaláveis. Aqueles que têm a ver com seu caráter e com as virtudes que você sabe serem imprescindíveis para um trabalho de peso e de qualidade.

Assim, se estiver sendo discutido o modelo para um uniforme para seus funcionários, você pode deixar que um decida a cor, o outro o modelo da gola, outro ainda a empresa que vai bordar o logotipo no bolso – e você bate o pé pela qualidade do tecido, a proteção que oferece, o conforto e adequação do modelo aos moldes da empresa.

Procure ser conhecido não por ser aquele que vence sempre, mas sim aquele que vence no que é realmente importante.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI