Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 3
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Onde o samba não perde o ritmo
Por Márcia Castro (*)

Existe um ditado popular que diz que o ano só começa depois do carnaval e é a mais pura realidade. Logo após as comemorações de final de ano, os brasileiros se deparam com outro evento, talvez o mais popular e de maior potencial para o setor econômico – o carnaval. Que, por consequência, acaba atraindo turistas do mundo inteiro.

Na verdade só me dei conta da proximidade do carnaval quando li uma matéria em que mencionava que o “Rio de Janeiro está em primeiro lugar na lista feita pelo jornal New York Times dos melhores destinos para ser visitado”. O carnaval é uma festa multicultural e cada cidade comemora de acordo com suas crenças e costumes, o que deixa a data mais rica e diversificada.

Existem inúmeros fatores que contribuem para a veracidade desta matéria. Fato é que o Brasil é conhecido mundialmente pelo samba, pela ginga, ritmos, batuques, hospitalidade e pelo clima tropical. Com o calor de 40 graus, muitos turistas dão preferência pelos quatro cantos do Brasil. E tudo começa em samba, suor e cerveja, acompanhado de um frenético batuque. Batuque que envolve não só os brasileiros como os estrangeiros também. O carnaval é a expressão máxima da alegria do brasileiro, principalmente aquele em que é realizado nas ruas, porque resiste ao progresso e ao crescimento das cidades com o romantismo de outrora.

Fico extasiada quando minha mãe relata o carnaval da década de 50, tão diferente dos dias de hoje. Prevalecia o carnaval de rua, e os clubes vespertinos, mas tudo era de forma saudável e não o exibicionismo que existe nos dias de hoje. Brincar carnaval, ontem e hoje, ainda é deixar-se levar pelas cores, pelo ritmo e pela alegria. É vestir-se de forma bizarra, é mascarar-se para surpreender e provocar risos, é dançar e pular no asfalto, acompanhando Blocos, Trios Elétricos, carros de som que dão o tom da animação. Vivenciar este evento tão querido e esperado pode e deve ser inofensivo e de graça. E permite viver grandes emoções possibilitando que você seja uma pessoa totalmente diferente do que é. Carnaval é sinônimo de liberdade. Quando me refiro à liberdade é simplesmente o ato de brincar saudavelmente com seus filhos e/ou com as suas pessoas amadas. Mas nem todos são iguais. Alguns ali estão até com a intenção de esquecer as desventuras ou, quem sabe, conhecer um novo amor, sim, nada é impossível. Conheço um casal que se conheceu num clube e até hoje estão casados.

O contraste dos carnavais de outrora é grande. Em contrapartida as pessoas têm o direito de fazerem o que querem. Acredito que existam várias maneiras de divertir-se nesta época do ano, em que a serpentina, o confete, o brilho, paetês, fizeram, fazem e sempre farão parte de uma das mais famosas manifestações culturais, garantindo a diversão dos foliões. E não importa que a folia aconteça ao som de axé, samba, frevo ou maracatu.

Se a sua intenção é brincar carnaval, recomendo Salvador. Lá tudo é mágico e o verdadeiro calor humano é literalmente sentido com a presença de trios elétricos, blocos carnavalescos e afoxés – candomblé e o cortejo de rua que sai durante o carnaval.

Além de Salvador, temos Pernambuco, Porto Seguro, Rio de janeiro, São Paulo e Fortaleza e Olinda - que é famosa por apresentar aos foliões os famosos bonecos gigantes. São os destinos mais procurados para passar o carnaval. Sempre recomendo que sejam realizadas reservas uns quatro meses antes, mas caso não haja tempo, hotéis e albergues lotados, faça diferente, pois sai mais barato alugar uma casa com seus amigos onde cada um contribui proporcionalmente com o aluguel. Naturalmente que todos deverão dividir as tarefas da casa. Esta é uma opção bastante diferenciada e divertida.

Os blocos de rua são sempre divertidos e o Quiosque da Globo Rio é uma atração para os turistas, localizado na Av. Atlântica com a Rua Miguel Lemos, onde o samba não perde o ritmo. Palco de grande concentração não só com de turistas, mas também de moradores apresenta shows e muitas programações abertas ao público. Com marchinhas de carnaval, você usufrui de um espaço ecológico com mesas e cadeiras de plástico reciclável. Mas, como há gosto pra tudo, sempre existe um grupo que prefere ficar longe dos batuques. Por esta razão, que fiz uma pequena lista de quatro locais para aqueles que desejam fugir literalmente dos dias de carnaval.

1.     Domingos Martins – o local lembra a cidade de Petrópolis, só que menor e com pousadas charmosas e aconchegantes. Tem o Mirante do Cruzeiro e o parque Estadual da Pedra Azul, onde é possível praticar esportes radicais, fazer trilhas, nadar em cachoeiras e piscinas naturais. Uma localidade comum para quem mora em Vitória, situada a 42 quilômetros dali.

2.     Ilha de Boipeba – o turista verá fauna e flora riquíssimas. Localizada no baixo sul da Bahia. Por lá não tem samba, axé e nada que possa lembrar carnaval.

3.    Serra da Canastra – excelente opção para quem curte a natureza e gosta de observar os animais, como aves de diversas espécies, no Parque Nacional. As pousadas simplórias dão ar de aconchego e é onde servem o tradicional queijo canastra produzido nas fazendas da região. Cerca de 320 quilômetros de Belo Horizonte.

4.    Santo Amaro do Maranhão – com uma população de menos de 10 mil habitantes, é o local ideal para quem quer se isolar do mundo. Lá se encontram uma vila, belas lagoas e dunas, onde é possível chegar de jipe, além de passeios de barco para conhecer a fauna e flora aquáticas. São 243 quilômetros de São Luís.

Portanto, mesmo para quem não se empolga com trios elétricos e blocos de rua se pode aproveitar os dias de folga em lugares mais sossegados e não menos divertidos. A diversão é a mesma, a diferença consiste na escolha do destino. Caso opte por um dos quatro roteiros acima, você vai divertir-se da mesma forma, porém de forma mais tranquila e saudável. Delicie-se em cada momento, com confetes e serpentinas em sua alma a fim de vivenciar as maravilhas locais.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI