Turismo Brasil - Parte IV, "Infraestrutura aeroportuária Brasileira - Brasília", por Fernando Toscano, www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  J U L H O  /  2 0 1 3
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Fernando Toscano - Editor-Chefe do Portal Brasil - www.portalbrasil.netTurismo Brasil - Parte IV
"Infraestrutura aeroportuária brasileira - Brasília"

Por Fernando Toscano (*)

Estamos assistindo a uma melhoria nos aeroportos brasileiros! Sim... naqueles não administrados pela Infraero. Em Brasília o Consórcio Inframerica vem trabalhando em modificações substanciais no Aeroporto Internacional Juscelino Kubtschek. Algumas dessas modificações são estruturais, trabalhos complexos que trarão bons resultados tenho certeza disso. Recentemente, retornando de viagem proveniente de Recife, resolvi fotografar o andamento das obras. Apesar da proibição de usar câmeras aproveitei a tecnologia desses novos smartphones (no meu caso Samsung S4 mini) e fotografei o que anda acontecendo por ali (as fotos não estão com boa qualidade porque as janelas da aeronave - no caso um Airbus A-320.214, PT-MHT, da TAM, estavam sujas, arranhadas e mal cuidadas - em parte culpa dos próprios passageiros, sem educação).

Vamos às modificações ocorridas até aqui:

- Estacionamento público (mais que triplicado; modificação bastante útil, mas muitas vagas ficaram demasiadamente longe do terminal e, sem cobertura, trará muitos inconvenientes em época de chuva - de outubro à abril).
- Hotel Base de Trânsito (em construção será uma boa opção já que em Brasília não há nenhum hotel próximo ao aeroporto).
- Pista auxiliar (defronte à área de desembarque está sendo duplicada e coberta - parte era descoberta).
- Construção de novas alas para embarque e desembarque nos lados leste e oeste, com criação de novas áreas para estacionamento de aeronaves (aumentará substancialmente a capacidade deste aeroporto).
- Novos terminais (telas) de visualização de voos (novos, com tamanho maior e em maior quantidade, inclusive na área de alimentação).
- Alteração dos espaços para as lojas, próximo à área de embarque.
- Criação de novas salas de embarque no térreo da ala oeste (já prontas, facilitando e acelerando o embarque de passageiros).
- Novas esteiras rolantes para liberação de bagagens (apesar de mais modernas e um pouco maiores ainda são insuficientes para atender a demanda e próximas demais uma da outra gerando tumulto).
- Criação de novo espaço para embarque de passageiros junto ao pátio, sentido norte (boa opção para desafogar um pouco o terminal de passageiros).
- Fechamento, para maior aproveitamento, de parte do andar superior (em obras).

Apesar dessas melhorias relevantes alguns estrangulamentos são claros: o principal diz respeito à restituição da bagagem, de responsabilidade das companhias aéreas, que é um caos. Nesse último voo, pela TAM, ficamos aguardando 40 minutos. É um abuso e um desrespeito aos passageiros (consumidores). Por isso tantos passageiros tentam levar tudo o que podem dentro das aeronaves, congestionando os bagageiros internos e tumultuando embarques e desembarques. Isso sem falar no extravio de bagagens e também estragos causados pelo péssimo manuseio de bagagens - isso é comum em todo o país. Como exemplo, recentemente despachei um banner, medindo 1,20m x 0,90m, que chegou a Natal totalmente arranhado, amassado e as partes laterais, brancas, chegaram pretas - voo Avianca. Possuo, em casa, quatro ou cinco malas estragadas pelos funcionários das companhias aéreas (faltando clipes, puxadores, alças e pequenos amassados - fora a sujeira. Certa vez minha mala chegou encharcada porque estava chovendo!).

As companhias aéreas possuem mão de obra de baixa qualidade e funcionários desinteressados e desrespeitosos com bens dos seus passageiros. Isso é fato e o brasileiro, muito gentil, reclama, reclama, mas não faz nada. As empresas, por desinteresse ou comodidade, fingem que não veem e a coisa continua do mesmo jeito anos a fio... a Inframerica, como administradora do aeroporto, poderia exigir das companhias um maior compromisso com os seus passageiros afinal o aeroporto, por concessão, é dela e ali ela pode impor regras. Isso prejudica bastante a imagem do aeroporto como um todo porque muitos passageiros não querem saber quem é responsável pela restituição da bagagem, mas todos sabem que a Inframerica administra o aeroporto - até porque "a cada dez metros" a empresa faz propaganda de si mesmo!

Até a próxima quinzena...

Saiba tudo sobre o Brasil aqui no Portal Brasil

(*) Fernando Toscano é natural de Belo Horizonte (MG), reside em Brasília desde 1976, e é o editor do Portal Brasil. Seu currículo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI