Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 1 3
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Qual o momento certo para viajar?
Por Márcia Castro (*)

De volta para casa, fiquei pensando que não existe momento certo para viajar. E foi aí que resolvi escrever esta matéria tão diferente de todas que já escrevi. Havia saído do supermercado e tinha enfrentado uma fila enorme, e quando se enfrenta grandes filas, a gente acaba vendo de tudo - pessoas conversando, outras falando no celular ou simplesmente ouvindo música.

E foi assim que ouvi uma conversa entre duas amigas que me pareceu que não se viam bastante tempo. Uma delas exalava alegria e grande contentamento com sua vida pessoal. E foi logo mencionando a outra que havia se separado depois de um casamento de quase vinte anos. Neste exato momento que a curiosidade falou mais alto e virei para ouvir melhor a conversa das duas. Estávamos muito próximas e deu para ouvir parte da conversa.

Castelo de Versalhes (França)Gesticulando muito, ela disse que fizera uma viagem à Europa, logo após sua separação. E retirou da bolsa o celular e mostrou todas as fotos da sua viagem. Entusiasmada, com sorriso nos lábios, contava um pouquinho de cada país que visitara. E que ficou três meses fora do Brasil.

Contou a amiga, que fizera grandes amigos, e que conhecera lugares incríveis. Foi à Itália, Espanha, Portugal e França. E que a prioridade era ela, somente ela. Queria ser feliz e falou que viajar num momento crítico de sua vida pessoal foi a melhor coisa que havia feito. E que a próxima iria planejar mais cuidadosamente pois fizera esta num impulso, mas que foi de grande valia. Tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. E percebendo a admiração da amiga foi logo respondendo que mudou seu visual para a nova etapa de sua vida.

A fila andou rápido de tanto entretida fiquei ao ouvir o diálogo das duas. E voltando para casa fiquei imaginando a maneira inteligente que ela conduziu a situação. Procurou um meio de ser feliz ao invés de lamentar por uma relação insatisfatória.

Qual o momento certo para viajar? Não, não existe um momento certo para viajar. A viagem que é o grande momento de nossas vidas. É capaz de nos modificar, adquirir outros valores, e aprender a amar a si própria. Além de tudo isso conhecer locais históricos, outras pessoas e culturas.

Torre Eiffel, Paris (França)A viagem fez sentir-se mais dona de si e segura. Sentiu o gostinho da liberdade e agora estava livre, livre para voar e recomeçar sua nova vida.

Ao chegar a casa, pensei nos países que ela havia visitado. Nunca saí do Brasil, até porque acho que devemos primeiro conhecer o nosso Brasil com suas inúmeras riquezas naturais e históricas. Adoraria ir à França e passear as margens do Sena, visitar o Louvre, Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes.

Itália também é um sonho com suas canções românticas. Lembro que ela comentou que viajou de trem. Roma, Veneza e Florença – os três destinos mais procurados para viagens na Itália.

Naturalmente que ela visitara os pontos turísticos de cada país.

Mas quero ressaltar aqui é que uma viagem sempre é muito bem vinda em quaisquer situações. Nos ajuda a repensar com mais clareza nos problemas, além de permitir que possamos fazer novas amizades e conhecer diversas culturas.

Neste caso em especial, ela resgatou sua autoestima, emagreceu, mudou seu visual, e tomou um verdadeiro banho cultural. Pronta para alçar seu voo, para recomeçar e descobrir mais coisas que somente uma viagem pode fazer. Afinal, a viagem foi fator preponderante na sua vida. E a nossa vida também não é uma viagem?

Um provérbio chinês que gosto muito: “Longa viagem começa por um passo”.

Só mais um pouquinho: Lembrando que dia 1º de março é dia do turismo ecológico. Que possamos preservar e incentivar a conservação das nossas florestas, lagos, cavernas, cachoeiras, montanhas, rios e praias desertas. Nossa missão está em transformar áreas protegidas em motivo de orgulho!

Que cada um de nós possa fazer e colaborar conscientizando e educando sobre a preservação ambiental e a importância desta, não só para o turismo como também para o planeta Terra.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI