Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  A G O S T O  /  2 0 1 4

 

Instrumentos
Por Denise Amaral (*)

Descobrir a razão porque estamos aqui neste mundo, nesta época, representa um desafio para a maioria das pessoas. Algumas simplesmente não fazem esta pergunta a si mesmas, e vão vivendo, um dia de cada vez. Outras são mais inquietas, e querem encontrar respostas que as ajudem a definir suas metas e direcionar seus esforços.

Seja como for, uma coisa é certa – nosso corpo é nosso instrumento de trabalho. E temos que cuidar dele para que nos sirva da melhor maneira possível. Negligenciar o lado físico afeta o aspecto psicológico também, pois saúde, tanto física, como mental e espiritual, é uma questão de equilíbrio. Desequilíbrios psicológicos, como traumas, rancores e culpa, exercem uma força negativa sobre o físico, fazendo com que a pessoa negligencie sua aparência, sua alimentação, ou até assuma perfis alternativos atrás dos quais se esconder ou através dos quais se afastar do convívio social.

Claro que estas fugas não apenas não representam soluções ou respostas como afastam ainda mais as pessoas do necessário equilíbrio para que desempenhem satisfatoriamente seu papel na sociedade. A sensação agradável da missão cumprida, ou a alegria indescritível de fazer realmente alguma diferença na vida de outras pessoas, são sentimentos que fazem bem a todos, e que podem ser conquistados quando realizamos o nosso trabalho, terminamos as nossas tarefas, ou ajudamos a transformar o mundo em um lugar melhor e mais humano, abrindo espaços para que um número cada vez maior de pessoas possa usufruir de suas riquezas.

A natureza é generosa em seus frutos, mas somos nós os responsáveis por plantar e por colher. Precisamos estar em plena forma física e emocional para fazer as escolhas certas e para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.

Estudar, refletir, liderar, criar, inovar, executar – são partes de um todo que depende de sincronização perfeita para funcionar corretamente e cumprir o seu papel com eficiência. A cada um de nós é dado um poder diferente, e este poder nos faz únicos e indispensáveis, além de nos dar também uma grande responsabilidade que não pode ser ignorada ou menosprezada sem gerar graves consequências.  Sendo componente de uma comunidade universal, deixar de cumprir nossa parte com perfeição simplesmente não é uma opção.

E como nosso corpo – ou a manifestação física de nosso poder no mundo – é nosso instrumento de trabalho, temos que mantê-lo em perfeitas condições para que nos sirva bem, e não nos faça perder tempo. Uma faca cega não é eficiente, um motor fraco desperdiça tempo, montar um móvel sem as ferramentas adequadas é frustrante, cansativo e ineficiente, tentar resolver um problema técnico sem o conhecimento necessário é perigoso, se não impossível.

A perfeição é altamente desejável por todos, em todas as áreas. Todos querem usufruir de um serviço perfeito. Mas a perfeição para realizar depende de cada um de nós. Temos que querer ser perfeitos! E quando nos decidimos pela excelência, encontramos motivação suficiente para melhorar o que for preciso em nosso conhecimento, nossa apresentação, nossa forma de agir, de lidar com pessoas, de enfrentar problemas. A energia que buscamos tem que se expressar de todas as formas possíveis – através de nossas ideias, de nossas palavras, de nossos atos.

Cada um de nós pode ter, no entanto, suas limitações. E a nossa perfeição pessoal vai estar em fazer o máximo com aquilo que temos – construir com o material que nos foi concedido, e inovar dentro do nosso espaço. Cada um de nós com seu próprio desafio.

O equilíbrio do universo em geral, e da nossa sociedade em particular, está no equilíbrio interno de cada um de nós. Pensar e expressar nossos conceitos, imaginar e concretizar os nossos sonhos, iniciar e terminar nossos projetos, aceitar e superar os nossos desafios, abraçar e crescer com as nossas provações.

O importante é identificar um objetivo, e caminhar para ele com disposição e bom humor. Manter a fé que move montanhas, e as atira no mar – ou seja, saber que podemos destruir qualquer dificuldade que apareça em nosso caminho com a mais potente de todas as armas: querer! E a mais eficiente de todas as munições: acreditar que vamos conseguir.

Corpo e mente trabalhando juntos, afinados e em perfeita sintonia com aqueles que vivem em volta de nós. É assim que se alcança o reconfortante sucesso e a tranquila felicidade.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI