Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 4

 

Puro, simples, transparente
Por Denise Amaral (*)
 

É assim que nos sentimos melhor - quando não temos que carregar o peso da culpa, ou vergar nossos ombros sob a força de um segredo, ou caminhar arrastando dúvidas, rancores e medos. 

Falar a verdade pode ser difícil às vezes, pode significar que teremos que aceitar e enfrentar as consequências de nossas escolhas. Mas não há nada como a liberdade de não ter receio de dizer a verdade, seja ela qual for.

Quando criamos uma mentira, por pequena que nos pareça, estamos criando um monstro que nos perseguirá e ameaçará por muito tempo. Ficará à espreita, e aparecerá diante de nós nos momentos e situações que menos esperarmos, fazendo com que tenhamos que mentir de novo para sustentar a primeira, e assim sucessivamente, criando uma corrente que nos prenderá e impedirá que sigamos adiante.

Pense antes de fazer, para não fazer escolhas que precise esconder. 

Um erro imediatamente reconhecido, mesmo que traga consigo alguma consequência pouco agradável, termina naquele momento. Você faz um estrago, conserta o estrago, e segue adiante. 

Como criminosos fugitivos, que se entregam à justiça por não suportar uma vida marcada pelas fugas constantes e o medo perene de ser descoberto, aqueles que enfrentam as consequências de uma verdade difícil na realidade se libertam para viver um futuro sem culpas.

É como virar uma página de nossa vida e ter uma folha completamente branca onde escrever a continuação de nossa história. Sem pressões, sem amarras.

Quando encontramos uma pessoa transparente, comprometida com a verdade, podemos negociar, podemos construir, podemos compartilhar nossos conhecimentos e nossas ideias. A confiança cria uma estrutura firme sobre a qual podemos erguer obras gigantescas. Quando o caminho é iluminado e firme, podemos dar passos mais largos, e andar mais depressa, sem receio de encontrar armadilhas. Lidar com a mentira e a falsidade é o mesmo que tentar construir sobre campo minado. Um passo errado, e tudo vem abaixo.

A sociedade moderna criou um modelo viciado que segue com naturalidade, como se a mentira fosse parte do jogo, um direito de todos, uma proteção pessoal. Mas esta é uma premissa errada, que prejudica os justos para acobertar as falcatruas dos desonestos, que mancha as relações pessoais, sociais e profissionais com uma tinta indelével e corrosiva.

Não há nada mais inspirador do que uma pessoa de intenções retas e transparentes. E não são raras! Apenas não aparecem tanto quanto seus opostos - coisas boas não são notícia... Mas coisas boas e pessoas boas são matéria prima de primeiríssima linha quando se trata de construir o futuro que queremos para os nossos filhos. E o presente em que desejamos viver cada um dos nossos dias.

Optar pela transparência, escolher a verdade, é uma opção de vida. Cheia de recompensas, repleta de vantagens. Pois tudo o que conquistamos através da verdade é nosso, sem dúvidas, sem culpas, sem o receio de que nos seja tirado. O que construímos com base na verdade não precisamos dissimular ou esconder. Os dias ficam mais simples, as escolhas mais claras, e a vida se transforma em experiência gratificante, alegre e positiva. Exatamente o que quero para mim, exatamente o que desejo para todos.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI