Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 4

 

Virtudes essenciais
Por Denise Amaral (*)

Todas as virtudes são boas. São inclinações para praticar o bem. Usar a razão para fazer o que é certo, dar ao outro aquilo que lhe é devido, ser firme diante das dificuldades para perseverar na busca do bem, colocar a retidão da vontade acima dos instintos, amar com obras. Mas uma virtude nos ajuda especialmente a vencer as dificuldades que temos que enfrentar no dia a dia – a paciência.

Nosso mundo é conturbado, as exigências são muitas, o tempo parece passar mais depressa do que deveria, e todas as pressões modernas geram grande desgaste nas pessoas. Os efeitos negativos de uma vida acelerada, repleta de preocupações, responsabilidades e exigências são grandes, e influenciam muito na forma como as pessoas se comportam e se relacionam. Manter a calma e o equilíbrio tornou-se um grande desafio.

Como não podemos controlar as ações ou as reações dos outros, e nem temos o poder de decidir quando e como vamos conseguir tudo aquilo que esperamos ou desejamos, já que nossa complexa sociedade exige a participação de muitos para as necessidades mais simples e corriqueiras, e nem sempre podemos contar com a solicitude, a boa vontade, a capacidade, o profissionalismo ou a disponibilidade de cada um dos envolvidos, a melhor saída para manter o equilíbrio emocional e a sanidade mental está em desenvolver uma virtude – a paciência.

A paciência é como uma tábua de salvação que nos permite permanecer na superfície quando nossa vida se transforma em um mar agitado. Permite que enxerguemos com clareza onde fica a terra firme mais próxima, mesmo que as ondas ao nosso redor sejam gigantescas. Permite que nos mantenhamos aquecidos e confiantes, mesmos em meio a uma aterradora tempestade. Paciência para esperar que a situação se acalme, paciência para lidar com pessoas cujas limitações nos atrapalham, paciência para compreender e ajudar aqueles que se desesperam diante de seus próprios problemas. Paciência para esperar a hora mais propícia para que nossos desejos se concretizem, mesmo que não seja a hora que gostaríamos que fosse.

A paciência é um campo fértil para a sabedoria, já que nos dá oportunidade de pensar com calma, escolher com prudência, decidir com cuidado e fazer o que é melhor para nós e para os outros. Não adianta resolver um problema agora apenas para criar outros mais que nos afetarão no futuro. Pare, pense, deixe que a paciência dissipe a névoa que encobre seu humor, e decida com a mente clara.

Desenvolva sua capacidade de respirar antes de explodir, de meditar antes de reagir. Tenha paciência com você mesmo, com os outros e com o mundo. Você vai experimentar uma sensação de paz que o ajudará a ser muito mais feliz.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI