Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  J A N E I R O  /  2 0 1 4

 

Vida, minha vida
Por Denise Amaral (*)
 

A tecnologia trouxe mudanças enormes para nossa vida. Aproximou os fatos, aproximou pessoas, aproximou informações e conhecimento.

Algo acontece no outro lado do planeta e assistimos aqui em tempo real. Vemos e falamos com pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo como se estivessem conosco, na mesma sala. Noções como tempo e distância foram drasticamente modificadas, e a nossa realidade, hoje, era ficção para nossos avós.

TVs com altíssima definição trazem imagens impressionantes para dentro de nossas casas e para dentro de nossas mentes - é como uma janela aberta para uma dimensão que supera a própria realidade. Vemos na tela o que não somos capazes de ver a olho nu. Através da máquina chegamos a ser algo além de nós mesmos, vemos mais do que poderíamos, e sentimos mais do que deveríamos.

Não admira que as gerações estejam cada vez mais impacientes. Nossa percepção supera os limites meramente humanos e nossas exigências não ficam atrás. Buscamos sensações que satisfaçam nossa vontade de ser tudo aquilo que podemos, ferramentas que nos levem na velocidade que desejamos, tudo em nome de uma felicidade cujo sentido muda e se amolda à realidade de seu tempo. 

Nós nos deslocamos como veículos velozes, às vezes em autopistas, outras vezes por estradas menores e menos movimentadas. Mas ao nosso lado vão muitos outros, na mesma direção, alguns em sentido contrário, outros cruzando nosso caminho, corajosamente, nervosamente, perigosamente... Enquanto o espaço de cada um é preservado e respeitado pelos demais, podemos ir em frente sem qualquer receio. Mas por vezes alguém ultrapassa seus limites, e avança em espaço que, naquele momento, não lhe pertence. Atrapalha, prejudica, desequilibra.

Quando os nossos direitos são reconhecidos e respeitados existe uma sensação de previsibilidade muito confortável, que empresta paz e segurança aos nossos dias.

Sem a necessidade de antecipar ações e reações dos outros, temos mais tempo e oportunidade para criar, consequentemente para crescer. Uma sociedade marcada pelo respeito ao espaço alheio permite que outros espaços sejam ocupados, e ela se desenvolve positivamente.

A competitividade prende os indivíduos no tempo e no espaço, enquanto a criatividade abre portas e possibilidades, incentiva o crescimento e leva adiante.

Devemos pensar "fora da caixa", ao invés de nos degladiarmos indefinidamente em um espaço restrito, com opções desgastadas, redesenhando os mesmos projetos ultrapassados.

Onde há espaço para viver, observar e desejar, há também espaço suficiente para construir, crescer e inovar. Nossa mente deve focalizar nas soluções que buscamos, ao invés de ficar dando voltas e voltas e voltas nos problemas que enfrentamos. Guardar rancores e remoer sofrimentos faz tão mal quanto ser atacado, direta e violentamente. É como se a dor se repetisse, ferindo diversas vezes o mesmo ponto, já sensível pelo golpe anterior.

Cada dia traz novas oportunidades, um espaço limpo que podemos completar da forma que desejarmos. Nossa história não precisa ser reescrita - pode ser criada. Podemos nos transformar, hoje, na pessoa que queremos ser, e nunca fomos. Podemos caminhar em direção a lugares com os quais sonhamos, a posições que desejamos, a realidades que achávamos distante, mas que estão ao nosso alcance.

Nada nos impede de mudar, e de crescer. Nada nos impede de esquecer o que passou, de abandonar os sentimentos e os pensamentos que nos seguram no fundo de um rio frio e lamacento, para finalmente alcançarmos a superfície, respirarmos ar puro, e seguir a corrente para regiões mais prósperas, com vida, pessoas e oportunidades novas e diferentes.

Começar de novo!

Não é apenas um direito de cada um de nós - é nossa chance de provar aos outros que a felicidade é uma possibilidade real, e que depende apenas de uma atitude pessoal. 

Sua nova história começa agora!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI