Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  M A I O  /  2 0 1 4

 

Bom dia!
Por Denise Amaral (*)

Os primeiros momentos de nosso dia são fundamentais! Quando acordamos de mau humor parece que o dia inteiro segue o mesmo padrão, aborrecimento após aborrecimento, dificuldade seguida de dificuldade maior. Mas quando acordamos bem, olhamos para fora e o dia parece lindo! Conseguimos ouvir os pássaros mesmo que meio abafados pelo barulho dos carros, conseguimos enxergar o azul que está por trás das nuvens, conseguimos ver o dia através das lentes da oportunidade.

E o que acontece é que tanto as pessoas com as quais encontramos como os caminhos que percorremos naquelas horas que seguem o som do despertador parecem seguir exatamente o mesmo padrão de nosso humor matutino. É como se levantássemos da cama e nos deparássemos com várias portas diferentes, cada uma se abrindo para experiências distintas, e escolhêssemos qual delas abrir baseados na forma como nos sentimos naqueles primeiros momentos do dia.

Claro que, se temos escolha, vamos eleger um dia cheio de boas notícias e grandes oportunidades. Vamos querer encontrar pessoas positivas que nos ajudem a enxergar e aproveitar o lado bom de todas as coisas. Vamos querer estar com aquele amigo que nos inspira grandes ideias, e com as pessoas que amamos e que nos fazem sentir queridos, importantes, respeitados e necessários. Vamos querer descobrir coisas novas e redescobrir o prazer escondido nas pequenas alegrias do dia, aquelas que, por serem tão rotineiras, muitas vezes nos passam despercebidas.

E temos escolha.

Os primeiros pensamentos que ocupam nossa mente a cada manhã determinam a forma como veremos o mundo naquele dia. É como se colocássemos um filtro diante de nossos olhos que nos ajudassem a perceber mais algumas coisas, e menos as outras. Estaríamos mais atentos às experiências agradáveis, ou buscando ao nosso redor tudo o que há de pior. Se acordarmos achando que a vida é péssima, nossos sentidos serão atraídos por todas as referências que apoiem esta nossa opinião. E se iniciamos o dia com um sorriso no rosto e o coração repleto de agradecimentos, nossos sentidos imediatamente passam a buscar apoio a esta opinião diferente.

Seja qual for a frequência de nossos sentimentos, passamos imediatamente a atrair coisas iguais. Como no rádio, ou na televisão, o canal que escolhemos corresponde a uma frequência específica, e determina as músicas que vamos ouvir e os programas que vamos ver.

Escolher a frequência certa determina um bom dia – e devemos estar preparados para “mudar de canal” sempre que elegermos um que seja ruim. Podemos conseguir isso pensando em coisas que nos façam feliz, ouvindo uma música que nos anime, conversando com as pessoas alegres que sempre conseguem nos deixar de bom humor. Experiências boas estão por toda parte, prontas para serem vividas. Só precisamos estar preparados para enxerga-las.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI