Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  M A R  Ç O  /  2 0 1 4

 

Talento, apenas, não paga as contas
Por Denise Amaral (*)

Como dizia Einstein, a genialidade é composta por 1% de inspiração e 99% de transpiração. Boas ideias movem o mundo, mas quando se trata da vida de cada um de nós, é preciso um pouco mais do que isso.

Não podemos ir ao supermercado e tentar pagar a compra com uma Idea, por mais brilhante que ela seja. É preciso que saibamos como colocá-la em prática, como transformá-la em realidade produtiva. Ao lado da genialidade, temos que desenvolver talentos mais concretos, do tipo que nos ajudam a entender a dinâmica do mercado, as necessidades da sociedade, os desejos dos consumidores e os caminhos possíveis para transformar uma boa ideia em um empreendimento de sucesso.

Nascemos, cada um de nós, com personalidades diferentes e talentos específicos, que podemos ou não ter a oportunidade de desenvolver ao longo dos anos. Determinantes como espaço geográfico, momento histórico, realidade econômica e limitações familiares vão interferir fortemente nas oportunidades que uma pessoa vai ter, ou nas barreiras que vai ter que superar. E a forma como cada um lida com as privações e dificuldades vai determinar sua capacidade de perder ou aproveitar uma chance.

A história nos mostra inúmeros exemplos de pessoas que superaram dificuldades inimagináveis e se transformaram em exemplos de grande sucesso. Outros tantos, mais privilegiados, fizeram uso restrito tanto de seus talentos como de suas oportunidades, e deixaram marcas muito fracas pelos caminhos que percorreram.

Não acredito que seja necessário ter uma infância triste, repleta de privações e profundamente marcada pelo sofrimento para que seja possível alcançar o sucesso, ou conquistar uma boa posição social e profissional, mas acho que devemos aprender com a história. Grandes exemplos de vida estão ao alcance de todos nós, e podemos aprender muito com eles, adaptando nossa realidade e as particularidades de nossa geração às dificuldades enfrentadas e vencidas por outras pessoas, em outros lugares e outros tempos. Pois o ser humano, em sua essência, permanece o mesmo. Movido pelos mesmos desejos, preso às mesmas fraquezas e facilmente carregado pelas mesmas paixões.

Em todas as épocas, em todas as partes do mundo, nasceram e cresceram pessoas especiais, que deixaram sua marca – positiva ou negativa – na história da humanidade. Pessoas com grandes ideais e mentes brilhantes que mudaram o rumo da história, tocando seu tempo com grandes mudanças, grandes benefícios ou grandes tragédias. Exemplos que podem nos inspirar, despertando nossas aptidões ou instigando nossa criatividade.

Devemos buscar nosso maior talento, e dedicar tempo e esforço para transformá-lo em benefício concreto, capaz de dar à sociedade o que ela precisa em troca da riqueza que necessitamos. Uma sociedade saudável é rica de várias formas, todas elas boas e necessárias. Uma economia virtuosa é capaz de gerar riquezas indispensáveis e continua crescendo para o benefício de todos e de cada um. Gerar riqueza não significa apegar-se ao material e deixar-se escravizar pelo consumo, e sim criar possibilidades para nós e para os outros, de forma que novos caminhos se abram e novos espaços sejam conquistados.

Tudo é possível àqueles que se dedicam realmente, assiduamente. Mas se direcionamos nossa energia para algum talento natural que já temos, é meio caminho andado. Fica mais fácil, mais rápido, mais conveniente, pois muitas das dificuldades que outros têm que superar nós sequer teremos que enfrentar.

Um talento natural transformado em atividade profissional carrega consigo uma dose enorme de satisfação pessoal. Mas trabalha lado a lado com o esforço diário, o aprimoramento constante, a seriedade e o profissionalismo em todas as suas etapas. Não se trata de ganhar dinheiro brincando, ou simplesmente de transformar um hobby em atividade remunerada. É preciso construir uma carreira bem estruturada, e investir tempo e recursos em relações profissionais baseadas no respeito ao consumidor e na atenção total a seus desejos e necessidades.

É assim que se cria um negócio de sucesso – 1 % de genialidade, 99 % de trabalho sério, focado e bem direcionado.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI