Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  O U T U B R O  /  2 0 1 4

 

Concorrência não é ameaça, é motivação
Por Denise Amaral (*)
 

São duas formas bem diferentes de lidar com os concorrentes. Cada uma com suas próprias consequências.

Quando vemos o concorrente como uma ameaça, ganhamos imediatamente um inimigo, e nos preparamos para enfrentá-lo e destruí-lo. Ameaça pressupõe perigo, perigo pressupõe violência, e passamos a criar estratégias de guerra. Deparamo-nos com uma sensação de urgência. Descobrir as fraquezas de nosso adversário e atacá-las. Unimos capacidade mental e força física. Antecipamos batalhas em nossa mente, e entregamos a elas nosso tempo e nossa energia. Perdemos tempo, nos desgastamos, prejudicamos nosso humor por dias, meses, anos até... E quando finalmente o desafio acaba, seja porque vencemos a contenda ou simplesmente porque nosso concorrente seguiu outro rumo, estamos não apenas em frangalhos, como não demos um passo sequer adiante.

A outra forma de enxergar a concorrência é bem mais positiva! Estamos lado a lado na comparação e nos sentimos profundamente motivados a crescer, a oferecer mais, a mudar para melhor. O concorrente desperta nossa criatividade, e nos impulsiona cada vez mais adiante. Se alguém consegue oferecer um produto ou um serviço tão bom quanto o nosso, vamos oferecer algo ainda melhor! O universo é uma fonte inesgotável de ideias, um imenso depósito repleto de novidades! Vamos buscar elementos para transformar o bom no excelente. Vamos reagrupar ideias de forma a construir mais alguns degraus no caminho do desenvolvimento.

Esta disputa termina com uma empresa ou um profissional mais forte, com um consumidor melhor atendido e mais satisfeito, com uma sociedade mais moderna e uma população com mais oportunidades.

Qualquer um de nós que se sinta ameaçado por um colega de personalidade mais marcante, de capacidade claramente admirável, ou até com oportunidades aparentemente melhores do que as nossas, deve parar, respirar, contar até dez e vencer a vontade de atacar e destruir. O segundo passo é criar uma perspectiva mais clara, ou seja, afastar-se um pouco para enxergar melhor. Para tentar enxergar a situação - e a comparação - com os olhos dos outros, e para conseguir determinar o que podemos fazer para aumentar a distância entre nós através do nosso próprio crescimento.

Um pouco de calma apura nossa visão, na mesma proporção que a ameaça iminente a turva, e é sempre melhor mostrar ao mundo nossa capacidade criadora do que nosso potencial destrutivo.

Para que o mundo cresça é necessário que cada um de nós cresça!

Um forte concorrente pode ser a sua grande oportunidade!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI