Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  O U T U B R O  /  2 0 1 4

 

Ricos de verdade
Por Denise Amaral (*)

Quando falamos em riqueza, o que vem imediatamente à nossa mente é a questão financeira. Rico é aquele que tem muito dinheiro!

Mas a verdadeira riqueza é muito diferente; é uma soma de coisas que não podem ser medidas em termos financeiros.

A pessoa verdadeira rica é aquela que é feliz com seu trabalho, com a sua família e seus amigos. Uma pessoa que tem saúde, e que consegue apreciar o mundo que a cerca. Alegre e bem humorada, vive seus dias de forma leve. Enfrenta dificuldades com atitude positiva, nunca perde a esperança e é profundamente grata por aquilo que tem e pelas coisas que faz. Tem fé, e por isso vive em paz. E consegue encontrar tempo para fazer coisas que gosta e que lhe fazem bem ao espírito.

Se pensarmos bem, é essa a riqueza que todos desejamos. Ter uma fortuna pode resolver muitos problemas, é claro, mas não faz com que uma família seja unida - muitas vezes até acaba fazendo o contrário. Por mais dinheiro que tenhamos, não podemos trazer de volta à vida alguém querido que perdemos. Ou comprar o amor, a lealdade ou o respeito das pessoas.

Algumas pessoas até ganham muito dinheiro, e não sabem o que fazer com ele. Acabam perdendo tudo, e voltando a ser o que eram antes de fazer fortuna.

O que faz uma pessoa ser realmente rica é a possibilidade de usufruir de todas as fortunas que a vida proporciona – algumas materiais, outras não. E é para estas riquezas que devemos focar nossa atenção e os nossos esforços, projetando-nos em uma situação de equilíbrio e felicidade que corresponde à nossa ideia pessoal de sucesso.

Cada dia deve começar com o reconhecimento profundo e sincero de todas as coisas boas que cada um de nós já tem. Se desde cedo direcionamos a nossa atenção ao que há de positivo em nossa vida, ficamos mais dispostos e alegres, e aumentamos nossas chances de ter um dia bom pela frente. Aprendemos a dar atenção ao que nos faz feliz, e assim fica mais fácil aproveitar as oportunidades que aparecem de conseguirmos mais daquilo que já temos. E começamos a perceber que os dias são repletos de chances que usualmente não aproveitamos, por estarmos preocupados demais em dar atenção ao que nos falta, ao que nos incomoda, e ao que nos faz sofrer.

Quando vemos uma pessoa que tem ou é aquilo que gostaríamos de ter ou ser, devemos ficar felizes por ela. O sucesso dos outros não pode nos remeter aos nossos problemas ou nossos fracassos, alimentando sentimentos negativos que somente nos fazem mal. Ele tem que ser como uma luz que se acende diante de nós, revelando um caminho novo e repleto de oportunidades que antes não conseguíamos enxergar, por estarmos fechados demais dentro de nossos problemas, preocupados apenas com as nossas dificuldades, sem conseguir olhar para o mundo ao nosso redor e suas infinitas possibilidades.

Oportunidades de negócios, ofertas de trabalho, diversão, amor, amizade, são coisas que não vem bater à nossa porta se nos trancamos em nosso quarto e conservamos nossa casa fechada e escura. E se nos trancamos dentro de nós mesmos, afundando na escuridão da frustração e da tristeza, fica difícil aproveitar as chances que a vida nos oferece.

Sucesso e felicidade não chegam de repente. Eles representam um destino acolhedor, que pressupõe a viagem. Mais fácil para uns do que para outros, talvez, mas possível para todos.

Deixe de lado o que incomoda, o que o prende a uma realidade pequena e insatisfatória, e projete na tela de sua vida o lugar onde você gostaria de estar. Seja generoso nos detalhes! E quando tiver definido o destino perfeito, dedique a ele toda a sua atenção. Quando sentir que está escorregando para o desânimo ou para a tristeza, mude imediatamente o foco de sua atenção.

Você vai perceber uma grande mudança, não apenas no seu humor como na reação das pessoas a ele. Você vai atrair conversas diferentes, relacionadas com seus desejos, e vai ter ideias novas e receber informações novas que vão aproxima-lo de seu destino. Você vai sentir sua vida mudar de rumo, pois você mudou o rumo dos seus pensamentos – e os seus pensamentos geram atitudes, e as atitudes geram reações. Você vai ver que o mundo vai começar a “responder” na direção do que lhe faz feliz, e não na direção do que o deprime – como acontecia antes. Você vai notar que é possível assumir o controle de sua vida – e que você é o senhor - e não a vítima! - do seu próprio destino.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI