Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  A B R I L  /  2 0 1 5

 

Tão pequenos, e tão grandes!
Por Denise Amaral (*)
 

Quando consideramos o nosso tamanho no Universo, percebemos que nosso planeta não passa de um pequeno pontinho dentro de uma imensidão tão grande que foge à nossa compreensão. Imagine então o tamanho de cada um de nós, pessoas! E se compararmos a idade do Universo com o tempo de nossas vidas, percebemos que somos como uma faísca – só que dividida, é claro, por alguns bilhões.

Somos tão insignificantes, sopros passageiros, e ao mesmo tempo tão poderosos! Porque somos capazes de fazer o bem e de fazer o mal. Somos capazes de provocar sorrisos, e também sofrimento e dor. Podemos espalhar ódio e amor. Podemos roubar horrores, ou ser generosos em muitas pequenas coisas. Temos a liberdade de escolher, e esta liberdade é maior do que todas as galáxias juntas.

É um conceito complicado de entender. Mas uma coisa é fácil: olhar ao nosso redor, a cada dia, e observar o que fizemos, como agimos com relação às pessoas que encontramos, ao trabalho que nos cabia. As decisões que tomamos e as escolhas que fizemos. Nossa presença aqui foi razão de alegria, ou foi motivo de tristeza? Destruímos ou construímos? Melhoramos a vida de alguém, ou fizemos com que ficasse pior e mais difícil? Trouxemos esperança e paz, ou mais medo e desconfiança? Ajudamos ou prejudicamos com nossas palavras, nossos atos ou nossas omissões?

Podemos estar aqui de passagem, mas o que fizermos vai se espalhar, crescer, e permanecer muito além de nós mesmos. As sementes que plantamos permanecem dando frutos por muitas gerações. E por menor que sejamos, por mais pequenos e insignificantes se comparados à grandeza e à vastidão do Universo, como as sementes, carregamos em nós tudo o que é necessário para germinar, crescer, lançar ramos, e dar frutos por muitos e muitos anos. A semente desaparece para dar lugar a algo muito mais complexo e poderoso que ela – e nós desaparecemos, mas permanecemos influenciando a vida de pessoas que jamais chegaremos a conhecer.

Tão pequenos, e tão grandes!

Ao longo de nossas vidas, muitas coisas nos ajudam a modelar nossa personalidade. Às vezes tomamos rumos errados, mas algo nos chama à realidade e temos a oportunidade de melhorar. Às vezes caminhamos às cegas, mas algo nos chama a atenção e passamos a enxergar com clareza. Às vezes escolhemos conscientemente o mal, e de repente nos arrependemos, e somos atraídos por uma necessidade irresistível de fazer o bem.

Seja qual for a nossa escolha, vamos encontrar oportunidades mais do que suficientes para realizá-la. Aos corruptos não falta nem oportunidade, nem apoio de outros como eles, nem pessoas a quem prejudicar. Mas aos generosos e justos, também não falta gente para ajudar.

Nossa liberdade de escolher aquilo que vamos ser, as palavras que vamos dizer àqueles que encontrarmos, os abraços que vamos dar, as boas ações que vamos fazer, o carinho que vamos demonstrar, é uma força imensa e poderosa! Podemos ser pequenos, mas somos capazes de grandes milagres. E esse poder nos faz tão grandes como o Universo.

Você pode escolher.

Escolha o bem, a paz, a prosperidade, a felicidade. Não a sua, em detrimento de outros, mas a de todos, porque esta atinge você também. Escolha o bem que vem de fazer o bem. Seu coração vai brilhar, como a mais brilhante de todas as estrelas, e sua luz permanecerá visível e clara, por um tempo muito maior do que você é capaz de imaginar.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI