Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 5

 

Inspiração
Por Denise Amaral (*)

Nossos dias obedecem, usualmente, um padrão. Acordamos no mesmo horário, o café da manhã é basicamente o mesmo, e o trabalho não oferece grandes novidades. Voltamos para casa, jantamos, e o dia termina entre um pouco de tv, um livro ou o computador. 

 

Muitas pessoas reclamam da rotina - fazer o mesmo, dia após dia, sem esperanças reais de mudança. A maioria dos trabalhos não oferece espaço para a criatividade e mesmo os que o fazem têm uma parte que se repete. E se de um lado a rotina oferece certo conforto interior, uma previsibilidade que dá segurança e estabilidade, alguma novidade pode ser muito bem vinda. Para dar movimento e colorido aos dias.

 

Mas a novidade pode estar escondida em pequenos detalhes, e o coração atento pode perceber que mesmo o trabalho mais mecânico oferece oportunidades para que quem o realiza se sinta perfeitamente satisfeito, e muito feliz. Tudo depende da forma como olhamos. O universo está em movimento constante, e o que observamos agora já não é o mesmo que pudemos observar um segundo atrás. Também o lado que olhamos oferece perspectivas únicas, e pessoas que observam um aquário, por exemplo, se ficarem uma de cada lado, verão - e descreverão - cenas completamente diferentes.

 

Estamos tão habituados com nosso papel de observador que podemos esquecer com grande frequencia que, para o resto do mundo, somos observados. E se exercitarmos um pouco nossa capacidade de nos afastarmos de nós mesmos para observar nossos atos com uma certa distância, com certeza veremos um mundo completamente novo. Talvez até cheguemos a admirar bem mais a vida que levamos.

 

Nós conhecemos cada pequeno detalhe de nosso dia, cada dificuldade que enfrentamos, cada obstáculo que precisamos superar em nosso trabalho. Conhecemos todas as nossas tentativas, todas as vitórias, todos os fracassos. Mas aqueles que nos observam, ocupados que estão com seus próprios desafios, só encontram tempo e oportunidade para ver o que brilha mais, o que mais aparece - as nossas conquistas. Equivocadamente concluem que eles sofrem muito e conseguem muito pouco, enquanto nós fazemos pouco, e conseguimos muito!

 

Daí à frustração e ao desânimo é apenas um pequeno passo...

 

Se direcionamos nossa atenção a problemas que tivemos, teremos muitas histórias para contar. Se o assunto é sofrimento, com certeza nosso repertório também é grande. Se vasculharmos nossa memória em busca de experiências engraçadas não será diferente. Momentos agradáveis? Também encontraremos muitos. A direção para a qual apontamos nossa lanterna vai determinar aquilo que conseguiremos ver no vasto salão de nossa memória.

 

Se o que chama atenção em nossa vida é a rotina, é simplesmente porque nos habituamos - ou insistimos - em olhar sempre para as mesmas coisas. Na verdade, um dia nunca é igual ao outro.

 

Para começar, a cada manhã acordamos para um dia que não se repetirá. Cada momento é uma chance de fazer algo novo. A diferença pode estar em nosso primeiro pensamento, que pode ser positivo ou negativo, e que determinará a direção de nosso primeiro passo, e o lugar exato que ocuparemos para observar a vida que se desenrola ao nosso redor. Em nosso dia pode haver música! Pode haver risos! Pode haver cor! Mas poderemos optar por ouvir apenas as reclamações, presenciar apenas o sofrimento, atentar apenas para aquilo que falta.

Não existe rotina em um universo sem fronteiras e infinito em suas oportunidades. Não existe rotina em nossa mente, e se assim decidirmos, em nossa vida. Pois cada dia é uma tela em branco que pintamos, e mesmo que a figura seja a mesma, são infinitas as cores, diversas as técnicas, e maravilhosas

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI